TASCO | tableware collection

Contacto:
Museu de olaria
[:pt]TASCO | tableware collection[:en]TASCO | tableware collection [:]
TASCO é um lugar privilegiado, porque evoca a memória de um povo, de um sentimento coletivo, de um Portugal saudoso que não gostaríamos de ver desaparecido. Feito, como poderíamos dizer, de outros tempos e momentos reconfortantes, de uma identidade que nos diferencia, envolto em maiores certezas, e menos desafios. E por outro lado, de uma história que, como nos diria Couturier, parece sempre estar na moda, parece sempre atraente. Os estilos antigos tem a vantagem de manter a sua extraordinária permanência. E os contornos do passado e do presente, aparentam, hoje em dia, terem-se esbatido.
A exposição TASCO, revela uma oportunidade para evocar esse passado, essa identidade nacional. Paulo Sellmayer, editor da coleção VICARA, e Guilherme Braga da Cruz comissário da exposição, apresentam um conjunto de peças que elogiam essa memória coletiva do barro e da cerâmica tradicional portuguesa.
TASCO é composto pelas peças: Set de Pratos, de HalfStudio; Jarro e Azeitoneira de Luís Nascimento; Jarro e Copo/Pote de Mariana Filipe; Set de Pratos de Hugo Graça; Tabuleiro de Margarida L. Pereira; Lateira de Rui Pereira e Pausa de Mónica Braga dos Santos.Carla Carbone

Documentação