Reconfigurado[:]

Contacto:
Museu de olaria
[:pt]Reconfigurado[:]

Vinte e sete trabalhos gráficos a que se somam pequenos vídeos com a descrição do processo criativo desenvolvido pelos próprios autores – alunos do 2.a ano do Curso de Design Gráfico da Escola Superior de Design do IPCA. A colaboração com o Museu de Olaria foi estabelecida através da disciplina de Cor e Perceção Visual durante o ano letivo 2019-20.
ReconFIGURADO pareceu ser o baptismo ideal para uma mostra onde o RECONhecimento da cultura local se faz através da interpretação do figurado de Rosa Ramalho que, por sua vez, são interpretações dos ‘dibujos’ do seu amigo espanhol, Juan Yebra-Pimentel Rodríguez.

A proposta de trabalho consistiu na interpretação gráfica de um figurado presente na exposição “O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol” patente ao publico de dezembro de 2020 a abril de 2021. O objetivo pedagógico foi o desenvolvimento de competências relacionadas com o domínio e consciência do uso da cor e da composição visual na comunicação. Através de uma experiência inovadora em contexto educativo, desenvolvida por meio da aprendizagem colaborativa em conexão com a comunidade, os alunos exploraram a ligação do Figurado de Barcelos com a memória e o seu conhecimento do artefato antropológico.Com a ideia de potenciar a valorização simbólica da identidade do território através do reconhecimento dos seus valores tradicionais e práticas criativas, os estudantes reinterpretaram e reconceituaram o Figurado de Barcelos. A teoria da cor, o domínio dos elementos visuais, a percepção visual e a investigação sobre a cultura local foram conteúdos abordados por cada estudante. Em paralelo, analisaram-se conceitos como “individualidade”, “luxo” ou “artificialidade”, que, enquanto futuros designers, terão de saber utilizar e traduzir eficazmente no mercado de trabalho para a comunicação visual de informação.

Foi, mais uma  vez, através  de uma importante parceria que  Museu de Olaria conseguiu atingir uns dos seus grandes objetivos: criar inovadoras estratégias de comunicação e divulgação dos acervos à sua guarda, potenciando  relações sociais, culturais e, sobretudo, afetivas, entre as peças e espaços que as preservam, e a comunidade que as rodeia.
 Só assim, o Museu pôde, para além da promoção de exposições e atividades lúdico/pedagógicas, desenvolver estratégias com  instituições e associações, com vista à interpretação  singular ou plural, da peça que expõe, resultando disso, frequentemente, enriquecedoras  abordagens e diferentes olhares daquele para o qual a peça foi inicialmente concebida.
Coube, desta vez, aos alunos de Design Gráfico do IPCA, após a visita à exposição O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol, o desafio da reinterpretação das peças da Sr.ª Rosa, desafio este, que se materializou na exposição.