Mestres do Barro Negro – Joaquim Alvelos e José Maria Rodrigues

Contacto:
Museu de Olaria
253 824 741
[:pt]Mestres do Barro Negro - Joaquim Alvelos e José Maria Rodrigues[:en]Masters of Black Clay - Joaquim Alvelos and José Maria Rodrigues[:] @ R. Cónego Joaquim Gaiolas

As dobras e torções da Serra de Montemuro, lugar de segredos seculares, guardavam uma antiga comunidade de oleiros que chegou até aos nossos dias. Encravada entre os Rios Douro e Paiva, foi berço de incontáveis mãos que giraram a roda baixa. Nos seus montes, maços e  picos de sovar em riste golpeavam a argila encharcada. O chão cravejado de soengas, abertas como entradas de formigueiros, onde fumo e barro se fundiam, resultando num barro negro.

Neste cenário, separados por quase 15 anos, vieram ao mundo José Maria Rodrigues (1906) Joaquim Alvelos (1920). Iniciaram a sua vida profissional ainda em criança – os tempos era outros – no seio familiar, aprendendo o ofício com seus pais. A mudança dos paradigmas de consumo levou-os a empreender, passando da olaria para o figurado. Ainda que nunca tivessem abandonado na totalidade a primeira, destacaram-se e ficaram conhecidos pela segunda. Algo que os levou a percorrerem o país de lés a lés, sendo presença em inúmeros certames de artesanato.

A persistência da memória encerrada nas criações de ambos, traz um universo esquecido para a luz dos nossos dias.

A exposição, Mestres do Barro Negro – Joaquim Alvelos e José Maria Rodrigues, dá-nos a conhecer os obras deste dois memoráveis e derradeiros artistas da cerâmica viseense.

O Museu de  Olaria agradece à Dr.ª Alexandra Ribeiro Simões a colaboração na realização desta exposição.

PRODUÇÃO DA EXPOSIÇÃO