Arquivo • Exposição

Mãos de barro, Figuras da vida de Manuel Macedo
Exposição

Mãos de barro, Figuras da vida de Manuel Macedo

Arquivo

Manuel Macedo nasceu em 1950, na sub-região do Cávado, freguesia de Galegos Santa Maria, uma terra marcada por reconhecidas tradições e cultura que dão vida ao artesanato português. Sendo um dos membros mais novos de uma família numerosa que se dedicava ao trabalho do barro, desde cedo brincou e cresceu com esta realidade, dando continuidade à arte da família e da região.

O seu percurso profissional nunca terá estado distante do barro. O certo é que a linguagem figurada escolhida pelo autor para expressar as suas ideias usa um sentido característico reconhecido por todos. As “cores” e o “olhar” das suas figuras são a imagem deste artista.

A obra de Manuel Macedo traduz-se também pela capacidade de recriar a representação do património artístico minhoto. Os cantares, os bailes, os trajes da terra ganham vida nas mãos e nas personagens criadas pelo autor. O olhar do visitante e o olhar das suas personagens cruzam-se nesta viagem pelo percurso profissional do artista, ao qual lhe reconhecemos um traço condutor de continuidade. A precisão na modelagem e a sublimidade da pintura distinguem as suas produções que são uma forma de renovação no figurado, isto apesar de respeitar as temáticas tradicionais como a religião, os santos populares, o mundo rural, o quotidiano, as profissões, entre outros. 

Criador, autodidata, figura ímpar entre os seus, Manuel Macedo é símbolo maior do figurado de autor do artesanato de Barcelos. 

Arquivo
24 jun 2020 • 29 nov 2020
MUSEU DE OLARIA
Rua Cónego Joaquim Gaiolas
Promotor
Museu de Olaria
DOWNLOAD DE FICHEIROS
Mãos de barro, figuras da vida de Manuel Macedo • 2.98 MB
DOWNLOAD