Fé e Folia em Barro

Contacto:
Museu de Olaria
[:pt]Fé e Folia em Barro @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

As criações dos barristas de Barcelos sempre representaram temas do quotidiano: o trabalho, os animais, a religião e as festas. Fé e Folia em Barro mostra-nos como a Religião e a Festa foram e são representados, como evoluíram os olhares e as formas do Figurado de Barcelos.

Inicialmente fizeram-se figurinhas, de pequenas dimensões, produzidas particularmente para os mais pequenos, às quais lhes adicionavam assobios e orifícios. As primeiras enquadram-se na função lúdica, sendo oferecidas/ vendidas como brinquedo; as segundas, o povo inventivo e engenhoso conferiu-lhe uma função prática, a de paliteiro.

Os modeladores e pintores eram mulheres e crianças e só a crescente procura em feiras e festas, fez com que o homem, artífice de louça utilitária, começasse também a contribuir para o processo de fabrico. Assim, utilizando a roda de oleiro, mas também moldes entre outras tecnologias à disposição, o figurado começou uma nova etapa. Mantendo orifícios e/ou assobios, começaram a surgir peças de maiores dimensões feitas no torno, como galos, gigantones, cabeçudos, bonecas… Ao mesmo tempo surge uma policromia mais rica, um brilho característico conferido pelo vidrado, e pelas novas tintas utilizadas.

As transformações apareciam em catadupa e o reconhecimento de mestres das Belas Artes do Porto, de onde se destacou o pintor António Quadros, viria a colocar na história da Arte Popular nomes como Ana Baraça, Rosa “Ramalho”, Rosa Côta, Teresa Carumas, entre outros… As dimensões das peças aumentaram e os acessórios foram-se perdendo.

O conhecimento ancestral transmitido por laços de sangue e afetivos, e do mundo que os rodeava, lançou as bases para as gerações que lhes sucederam, um legado que se materializa em peças que hoje podemos ver em exposição, todas pertencentes ao acervo do museu.

Fé e folia em Barro, revela produções de barristas e ceramistas de Barcelos, uns herdeiros da primeira geração reconhecida, outros apresentando a sua arte, como se um código genético lhes corresse nas veias. A fé e a folia sempre andaram de mãos dadas no Minho, como nesta exposição; caminhe por entre santos e diabos, alegria e folia, fé e devoção.