Mai
18
Seg
O Galo de Barcelos[:] @ Museu de Olaria
Mai 18 2020@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
[:pt]O Galo de Barcelos[:] @ Museu de Olaria

Galo
A representação de animais produzida a partir da argila é secular, se não milenar… As formas e as cores foram variando. A colocação de acessórios revelou-lhe distintas funções: o assobio transformou-a em brinquedo, os orifícios em paliteiro.
É comum confundir-se o galo de barro com o da Lenda do Galo! A lenda é uma história contada em vários locais, usualmente associados ao caminho de peregrinação a Santiago de Compostela. O de barro é uma das figuras mais produzidas no concelho de Barcelos, como o atestou Rocha Peixoto, nos finais do século XIX, provavelmente fruto da simbologia que lhe está associada, enquanto anunciante do nascer do sol, da luz, de um novo dia… Terá sido por isso que António Ferro o usou, durante o Estado Novo, como símbolo de Portugal, ícone do artesanato… Propaganda, portanto!
A configuração que hoje é reconhecida terá surgido por volta de 1955, num cartaz promocional das Festas das Cruzes da autoria do pintor Manuel Gonçalves Torres. O fundo preto e os corações vermelhos generalizaram-se!
A atividade turística internacionalizou-o, os barcelenses enraizaram-no!

no images were found

Abr
9
Ter
Noutros tempos era assim
Abr 9 2024@9:21 am_Fev 2 2025@5:30 pm

“Noutros tempos era assim…” levará os visitantes numa viagem tridimensional pela memória coletiva local, em especial antes do 25 de abril de 1974, através dos trabalhos de nomes consagrados e emergentes do Figurado de Barcelos. Num percurso, com mais de 80 obras, entre a infância e a idade adulta serão percorridos alguns lugares comuns da vida, como a escola, a agricultura, profissões que foram desaparecendo, o namoro e os afetos, a saúde, e as festas e romarias presentes no imaginário.

Inauguração:
Dia 12 de abril às 17:00

Em exibição:
12 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025

Abr
12
Sex
Técnicas Cerâmicas nos Países de Expressão Portuguesa
Abr 12@9:47 am_Jun 30@5:30 pm

“Técnicas Cerâmicas nos Países de Expressão Portuguesa” irá apresentar ao público um conjunto diverso de peças, ferramentas e instrumentos de trabalho da produção cerâmica de Angola, Brasil, Cabo Verde e Timor-Leste. Fruto de trabalhos etnográficos, doações e aquisições feitas durante os séculos XX e XXI, as louças utilitárias decorativas, e a expressão artística do figurado, dará a conhecer parte da cultura material destes países.

Inauguração:
12 de abril Às 17:00

Em exibição:
12 de abril a 30 de junho de 2024