May
18
Mon
(Português) O Galo de Barcelos[:] @ Museu de Olaria
May 18 2020 @ 10:00 am – Dec 31 2025 @ 5:30 pm
[:pt]O Galo de Barcelos[:] @ Museu de Olaria

Galo
A representação de animais produzida a partir da argila é secular, se não milenar… As formas e as cores foram variando. A colocação de acessórios revelou-lhe distintas funções: o assobio transformou-a em brinquedo, os orifícios em paliteiro.
É comum confundir-se o galo de barro com o da Lenda do Galo! A lenda é uma história contada em vários locais, usualmente associados ao caminho de peregrinação a Santiago de Compostela. O de barro é uma das figuras mais produzidas no concelho de Barcelos, como o atestou Rocha Peixoto, nos finais do século XIX, provavelmente fruto da simbologia que lhe está associada, enquanto anunciante do nascer do sol, da luz, de um novo dia… Terá sido por isso que António Ferro o usou, durante o Estado Novo, como símbolo de Portugal, ícone do artesanato… Propaganda, portanto!
A configuração que hoje é reconhecida terá surgido por volta de 1955, num cartaz promocional das Festas das Cruzes da autoria do pintor Manuel Gonçalves Torres. O fundo preto e os corações vermelhos generalizaram-se!
A atividade turística internacionalizou-o, os barcelenses enraizaram-no!

no images were found

Oct
24
Tue
Programa Geral de Atividades para a Comunidade Escolar 2023/2024
Oct 24 2023 – Jun 30 2024 all-day

Cara Comunidade Educativa,
Conscientes da importância de um trabalho em rede e do impacto de uma Educação que vá para além das barreiras físicas da Escola, o Município de Barcelos construiu, pelo segundo ano consecutivo, um programa de atividades segmentado por ciclos de estudos, desde o pré-escolar até ao ensino superior. O documento é de fácil leitura e está de acordo com as temáticas curriculares e parâmetros de desenvolvimento dos nossos alunos. Esperamos, por isso, que vá ao encontro das vossas melhores expectativas.
Por forma a garantir equidade, também pelo segundo ano consecutivo, o Município compromete-se a apoiar financeiramente os Planos de Atividades dos Agrupamentos e da Escola não Agrupada, tendo como métrica o número de alunos no presente ano letivo (conforme gráfico seguinte).
Numa sociedade que nos impõe tantos resultados, esperamos que todas estas experiências possam contribuir para o objetivo comum de todos nós: a formação de adultos tolerantes, justos, informados, socialmente responsáveis e capazes.
A todos, um ano letivo muito feliz e partilhado!
Educamos juntos!
Mariana Carvalho
(Vereadora do Pelouro da Educação)

Mais Informações