Workshop Presépios em Barro

Workshop Presépios em Barro @ Barcelos | Braga | Portugal

WORKSHOP | PRESÉPIOS EM BARRO
Com Joaquim Esteves

Faz parte da tradição de várias culturas durante a quadra natalícia terem nas suas casas um presépio. Conta a história que o primeiro presépio do mundo foi apresentado por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, São Francisco de Assis não festejou a noite de Natal na Igreja, como era habitual, mas sim em Greccio, onde fez uma encenação do nascimento de Jesus com figuras humanas e animais, com o objetivo de transmitir e partilhar o momento com todos aqueles que não entendiam o mistério do Natal

Esta tradição rapidamente se espalha por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média. Contudo, foi apenas no Século XVIII que a tradição do presépio no mundo católico ganha mais força.

A representação etnográfica da Natividade ao longo dos tempos passa a ser apresentada de diversas formas e materiais, com mais ou menos cores, de maior ou de menor dimesão, com mais ou menos figuras. Tudo depende da criatividade de cada um e da sua interpretação sobre o que significa o Natal. Por isso, o Museu de Olaria assinalou a quadra natalícia com a realização do Workshop Presépios em Barro, desenvolvido em duas sessões, dirigidas pelo barrista barcelense Joaquim Esteves, onde cada participante modelou e pintou o seu próprio presépio.