![[:pt]Exposição Olaria Norte de Portugal[:en]Pottery from Northern Portugal[:]](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2014/10/Capa-Português-ONP-Entrada-Livre-220x300.jpg)
Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.
Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.
VISITA VIRTUAL
![[:pt]O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol [:]](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2020/02/Site-1-300x107.jpg)
O figurado de Rosa Ramalho na coleção de Juan Yebra-Pimentel Rodriguez “ O espanhol”
Esta exposição é o resultado de uma grande amizade nascida em finais dos anos 60 entre Juan Rodriguez e Rosa Ramalho, a quem carinhosamente chamava de Rosinha.
Juan Rodriguez, apercebendo-se da criatividade desta mulher do Minho, e sendo ele escultor e um apaixonado pela mitologia grega, acaba por solicitar-lhe a produção de peças por ele desenhadas, algumas inteiramente desconhecidas do grande público, numa conjugação do imaginário dos dois artistas unidos na arte e no amor pelo barro.
Destaca-se nesta exposição a dimensão das peças que altera a função do figurado como brinquedo, para obras de culto, apreciadas por um público adulto e citadino.
A coleção de Juan Yebra Pimentel Rodriguez que o Museu de Olaria expõem na sala dedicada ao figurado, é uma coleção excecional, um tesouro até hoje bem guardado, que o museu coloca à vista de todos.
VISITA VIRTUAL
![[:pt]Reconfigurado[:]](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2020/12/V2_Banner_Site-MUSEU-RGB-300x107.jpg)
ReconFIGURADO pareceu ser o baptismo ideal para uma mostra onde o RECONhecimento da cultura local se faz através da interpretação do figurado de Rosa Ramalho que, por sua vez, são interpretações dos ‘dibujos’ do seu amigo espanhol, Juan Yebra-Pimentel Rodríguez.
A proposta de trabalho consistiu na interpretação gráfica de um figurado presente na exposição “O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol” patente ao publico de dezembro de 2020 a abril de 2021. O objetivo pedagógico foi o desenvolvimento de competências relacionadas com o domínio e consciência do uso da cor e da composição visual na comunicação. Através de uma experiência inovadora em contexto educativo, desenvolvida por meio da aprendizagem colaborativa em conexão com a comunidade, os alunos exploraram a ligação do Figurado de Barcelos com a memória e o seu conhecimento do artefato antropológico.Com a ideia de potenciar a valorização simbólica da identidade do território através do reconhecimento dos seus valores tradicionais e práticas criativas, os estudantes reinterpretaram e reconceituaram o Figurado de Barcelos. A teoria da cor, o domínio dos elementos visuais, a percepção visual e a investigação sobre a cultura local foram conteúdos abordados por cada estudante. Em paralelo, analisaram-se conceitos como “individualidade”, “luxo” ou “artificialidade”, que, enquanto futuros designers, terão de saber utilizar e traduzir eficazmente no mercado de trabalho para a comunicação visual de informação.
Coube, desta vez, aos alunos de Design Gráfico do IPCA, após a visita à exposição O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol, o desafio da reinterpretação das peças da Sr.ª Rosa, desafio este, que agora se materializa na exposição ReconFIGURADO_reinterpretação gráfica do Figurado de Rosa, que o Museu de Olaria convida a visitar.