Mai
17
Sáb
Exposição Olaria Norte de Portugal
Mai 17 2014@12:00 am_Dez 31 2022@12:15 am
[:pt]Exposição Olaria Norte de Portugal[:en]Pottery from Northern Portugal[:]

Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.

Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

 

 

 

 

 

 

 

 

VISITA VIRTUAL

 

 

Out
30
Sáb
Bienal de Aveiro @ Aveiro
Out 30 2021@12:00 am_Jan 30 2022@12:00 am
[:pt]Bienal de Aveiro[:] @ Aveiro

 

 

 

 

 

 

 Galeria Morgados da Pedricosa

 

Nov
6
Sáb
Da Tradição à Inovação @ Museu de olaria
Nov 6 2021@12:00 am_Jun 30 2022@12:00 am
Da Tradição à Inovação @ Museu de olaria

 

Exposição recentemente inaugurada no Museu de Olaria, onde a tradição do figurado de Barcelos aliada à inovação se apresenta como elementos da própria cultura e à riqueza das suas raízes, unindo a novidade à tradição.

Assim, numa visita agradável pela exposição, percorremos os novos rumos do figurado de Barcelos, apresentado pelos barristas Carlos Dias, Telmo Macedo, Laurinda “Pias”, Eduardo e Jesus “Pias”, cada um com a sua história de vida neste mundo imaginário, que tão bem preenche esta forma popular artística e criativa, que nos permite desfrutar das suas obras.