Mai
17
Ter
Concerto com “Zézé Barbosa” – 21 de maio | 22h00 | Museu de Olaria
Mai 17@10:53 am_11:53 am
[:pt]Concerto com "Zézé Barbosa" - 21 de maio | 22h00 | Museu de Olaria[:en]Concert with  Zézé Barbosa | May 21 | 22h00pm | Pottery Museum[:]

Neste ano, o Museu de Olaria, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, do Programa Bom Dia Cerâmica e da Noite Europeia dos Museus, decidiu dedicar o mês de maio à partilha de culturas, colocando em destaque as tradições de Cabo Verde. 

No próximo dia  21 de maio, pelas 22h00 e para celebrar a Noite Europeia dos Museus, irá decorrer no Museu de Olaria um concerto de morna –  género musical tradicional de Cabo Verde –  que contará com a atuação do músico Zézé Barbosa.

Entrada Livre.

 

Mai
30
Seg
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2022
Mai 30@1:35 pm_2:35 pm
[:pt]DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2022[:]

Numa divertida aventura ao mundo das crianças, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades nos espaços culturais do Município para que crianças, escolas e famílias possam participar. Assim, no dia 1 de junho, com ponto de encontro no Museu de Olaria, decorre no Centro Histórico a atividade “Pokémon go património”, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.  Ainda no Museu, acontece “Olha a Cascatinha”, uma oficina com o barrista Nelson Oliveira, destinada aos alunos do 1.º ciclo e ensino básico do concelho. A programação continua na Biblioteca Municipal com sessão de cinema e oficina “O robot responde aos direitos das crianças”. Já no Theatro Gil Vicente, as crianças podem assistir a duas peças:”aBraços” e  “Tudo era Verde”.  Por seu lado, a Galeria Municipal de Arte, no âmbito da exposição patente “Caminõs – O camiño e as artes” promove a atividade “caminhos com cor”, com ilustração de desenhos alusivos ao Caminho Português de Santiago. Finalmente de 30 de maio a 9 de junho  os mais novos vão poder divertir-se no “ Family Party”, no Complexo Desportivo de Galegos Santa Maria. Esta atividade tem entrada gratuita para as escolas do concelho, e é realizada em parceria com a Junta de Freguesia de Galegos Sta.Maria.

Todas as atividades são gratuitas e de inscrição obrigatória, ver programa abaixo:

Jun
9
Qui
Santo António p`ARTES de mim – Coleção Alexandre Correia | 9 de junho 2022 | 5 de fevereiro de 2023 @ Museu de Olaria
Jun 9 2022@12:00 am_Fev 5 2023@5:30 pm
[:pt]Santo António p`ARTES de mim – Coleção  Alexandre Correia | 9 de junho 2022 | 5 de fevereiro de 2023[:en]Santo António p’ARTES de mim  (Saint Anthony p'ARTS of me)- Collection Alexandre Correia | June 9, 2022 to February 5, 2023[:] @ Museu de Olaria

 

O Santo António ocupa um espaço prestigiado na vida de Alexandre Correia. Foi devido à aparição deste Santo, ao seu muito estimado avô, que a vida deste terá sido salva.

Este inusitado episódio que levou a um volte-face na forma como encarava, até então, a religião, fez com que o seu avó, com quem tinha uma especial relação, passasse a ter grande consideração por Santo António. Deste modo, Alexandre Correia acabou por desenvolver, também, um gosto intrínseco por este Santo, o que o levou a ir recolhendo peças que deram origem a esta fantástica coleção.

Nesta época de Santos Populares, o Museu de Olaria presenteia, assim, os seus visitantes com a exposição “Santo António, p’ARTES de mim” – Coleção de Alexandre Correia, de 9 de junho de 2022 a 05 de fevereiro de 2023.

Esta exposição é composta por obras de figurado, com diferentes interpretações, de artesãos de norte a sul do país. São peças feitas com diversos materiais, onde se fazem notar os costumes e as técnicas tradicionais das nossas gentes.

Toda a coleção representa, como diz o título, uma parte de si enquanto colecionador de afetos, aliada à sua devoção.

É assim elencada uma exposição com uma forte incisão religiosa e com conetividade emocional que remete ao seu passado.

Fotos da exposição em montagem:

Jun
24
Sex
AQUA+32 @ Museu de Olaria
Jun 24@5:00 pm_Set 25@5:30 pm
AQUA+32 @ Museu de Olaria

Nota biográfica sobre o autor

Nascido em 1963, desde cedo teve contacto com a cerâmica, e logo na juventude emergiu a sua vontade de criar, manifestando-se através da pintura, do desenho e da escultura. Em 1988, iniciou a sua formação no CENCAL, nas Caldas da Rainha, cidade reconhecida como um dos principais centros cerâmicos portugueses e hoje reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO no panorama do Artesanato e Arte Popular.

Foi ainda em 1989 que se estabeleceu com o seu espaço próprio e, em 1990, obteve o seu primeiro reconhecimento com o prémio “Recuperação de Formas Tradicionais”, no concurso de Design Cerâmico, Caldas da Rainha. Este foi apenas o primeiro de muitos. Dedicou grande parte da década de noventa e do novo milénio ao ensino, à investigação e à experimentação em vários domínios da produção de cerâmica a altas temperaturas e inspirado em técnicas milenares orientais e ocidentais da produção de cerâmica, que associa à sua paixão pela escultura nas suas criações artísticas em cerâmica.

Hoje, conta com 32 anos de uma carreira inteiramente dedicada à cerâmica, e soma dezenas de exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Recentemente foi premiado na Bienal de Aveiro 2021 e é atualmente membro da Academia Internacional de Cerâmica.

AQUA+32

Um momento de reflexão, de sentir o significado da água no meu trabalho e na minha vida, desde que a senti tocar o meu corpo.
A água percorre a Ria de Aveiro, as veias que percorrem o corpo do ceramista, a matéria transformada pelas mãos do ceramista, o qual aplica a sua força como as correntes que levam as marés através dos canais. O objeto que nasce do barro banhado pela água vem contar uma história, olhando o tempo que traz e leva, momentos da vida das gentes da Água. As formas onde essa água continua a sua viagem, são por vezes orgânicas, outras geométricas. Mas todas elas nos transportam a um momento onde o ceramista procura o equilíbrio na sua criação, como o intervalo entre as marés onde a luz na água reflete o que a envolve.
Entre elas, existem diálogos, narrativas, matéria-criador, objeto-observador, mas todos estes momentos apenas acontecem pela união das águas com a matéria.

H2O (l) + MATÉRIA (s) criação do objeto
Nessa constante procura, o meu caminho seguiu duas direções:
Os diálogos, que viajam por AQUA, levam-nos, pelos canais da Ria, à imagem da mulher cujo regaço transporta as crianças que um dia irão percorrer os caminhos da água, umas vezes familiares, outras desconhecidas. Pela mão das crianças, somos levados a questionar as histórias que os caminhos da água percorrem, o seu presente e o seu passado.
Por +32, acontece uma viagem pelo meu trabalho através do grés e da porcelana transformada pelo alto fogo, umas vezes vidrado, outras não, revelando a textura natural das pastas.
Onde a forma do objeto é sentida ao ser tocado, e olhada na relação objeto – utilizador, que nos leva até ao seu arquétipo – a tigela.

Fotos da exposição  – Da montagem à instalação final

Jul
5
Ter
Férias de Verão no Museu de Olaria 2022 @ Museu de Olaria
Jul 5@10:00 am_Jul 29@5:30 pm
[:pt]Férias de Verão no Museu de Olaria 2022[:en]Summer Holidays Pottery Museum[:] @ Museu de Olaria

FÉRIAS DE VERÃO NO MUSEU DE OLARIA 2022

AS FÉRIAS DE VERÃO ESTÃO A CHEGAR !

A pensar nos mais novos, o Serviço Educativo e de Animação do Museu de Olaria preparou um conjunto de atividades lúdico pedagógicas, que incluem visitas às exposições e oficinas de cerâmica, que darão lugar à descoberta, ao debate de ideias à criatividade e liberdade de expressão.

1- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Atividades: De terça a sexta

Idades: Crianças dos 6 aos 12 anos

Horário: Das 10h às 12h

Valor: 1,10€/ atividade

INSCRIÇÕES LIMITADAS e obrigatórias através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

PROGRAMA DE ATIVIDADES de 5 a 29 de julho

TERÇAS – DIAS 05 / 12 / 19 / 26

UM DIA NA VILA DE OLEIROS

Oficina de Modelagem em Barro

QUARTAS – DIAS 06 / 13 / 20 / 27

MEU RICO SANTO ANTÓNIO

Oficina de Modelagem em Barro

QUINTAS – DIAS 07 / 14 / 21 / 28

OS NOSSOS MESTRES BARRISTAS

Oficina de Pintura em Azulejo

SEXTAS DIAS 08 / 15 / 22 / 29

O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA

Oficina de Pintura Cerâmica

2- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO DE GRUPO

Atividades: De terça a sexta

Idades: 3 aos 14 anos

Horário: Das 14:30h às 16:30h

Valor: 1,10€/ atividade

Inscrições obrigatória através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA GRUPOS de 5 a 29 de julho

1- UM DIA NA VILA DE OLEIROS

Oficina de Modelagem em Barro

2- MEU RICO SANTO ANTÓNIO

Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura de Azulejo

3- O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA

Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura Cerâmica

Contactos:

Telefone: 253 824741 | 253 809661

E-mail: servicoeducativo@cm-barcelos.pt