Mai
17
Sáb
Exposição Olaria Norte de Portugal @ Museu de Olaria
Mai 17 2014@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
[:pt]Exposição Olaria Norte de Portugal[:en]Pottery from Northern Portugal[:] @ Museu de Olaria

Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.

Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

 

 

 

 

 

 

 

 

VISITA VIRTUAL

 

 

Jan
2
Qua
Revisitar o Figurado
Jan 2 2019@12:00 am_Dez 31 2022@12:00 am
Revisitar o Figurado

Horário ao público:
Terça a sexta-feira: 10h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 12h30  | 14h00 às 17h30

*Entrada Gratuita

VISITA VIRTUAL

Mai
18
Seg
O Galo de Barcelos @ Museu de Olaria
Mai 18 2020@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
Nov
6
Sáb
Da Tradição à Inovação @ Museu de olaria
Nov 6 2021@12:00 am_Jun 5 2022@12:00 am
Da Tradição à Inovação @ Museu de olaria

 

Exposição recentemente inaugurada no Museu de Olaria, onde a tradição do figurado de Barcelos aliada à inovação se apresenta como elementos da própria cultura e à riqueza das suas raízes, unindo a novidade à tradição.

Assim, numa visita agradável pela exposição, percorremos os novos rumos do figurado de Barcelos, apresentado pelos barristas Carlos Dias, Telmo Macedo, Laurinda “Pias”, Eduardo e Jesus “Pias”, cada um com a sua história de vida neste mundo imaginário, que tão bem preenche esta forma popular artística e criativa, que nos permite desfrutar das suas obras.

 

Jan
17
Seg
Workshop em Design de Olaria e Cerâmica @ IPCA
Jan 17@12:00 am_Dez 31@12:00 am

 WOC 

Workshop em Design de Olaria e Cerâmica é orientado para a capacitação e especialização que visa dotar os participantes de conhecimentos e competências no âmbito do sistema de produção do sector cerâmico e da importância do Design enquanto contributo para o crescimento do sector, os meios tecnológicos e os processos de fabrico para a produção dirigida aos vários tipos de consumidor.

Após a conclusão dos 8 módulos do workshop os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes capacidades:

»  conceber e aplicar o processo de planeamento e desenvolvimento de produtos de olaria e cerâmica de acordo com um programa definido;

» compreender os principais processos de produção e manipulação de pastas cerâmicas e aplicação de acabamento, explorando os processos de construção de moldes e seu enchimento, roda de oleiro e lastra.

» avaliar, relacionar e aplicar o conhecimento geral em Design de produtos cerâmicos e de olaria para apresentar soluções a propostas concretas;

» desenvolver projetos de cerâmica, olaria e atividades especializadas no sector.

Destinatários:

Grupos e/ou pessoas em situação social vulnerável ou particular dificuldade de inclusão social da região de Barcelos, por outro lado os que procuram obtenção de conhecimento na área do design relacionado com a olaria e a cerâmica, para a sua atividade profissional ou integração no mundo de trabalho, nomeadamente das áreas:

  • Designers de produto
  • Designers Industriais
  • Designers Gráfico
  • Artistas plásticos
  • Arquitectos

Destina-se também a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos na área que esta contempla, como mais-valia ao enriquecimento pessoal e profissional.

Mai
6
Sex
COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS
Mai 6@4:28 pm_5:28 pm
[:pt]COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS[:]

Em 2022 as comemorações do Dia Internacional dos Museus celebram o PODER DOS MUSEUS e o Museu de Olaria aposta na promoção dos Caminhos do Barro entre Culturas, com um conjunto de ações de internacionalização tendentes à promoção comum das cerâmicas de Barcelos e do Tarrafal em Cabo Verde.

Para consultar o programa, clique na imagem abaixo:

Mai
9
Seg
Encontro Internacional “Caminhos do Barro entre Culturas”
Mai 9@3:18 pm_4:18 pm
[:pt]Encontro Internacional “Caminhos do Barro entre Culturas”[:en]e[:]

O  Encontro Internacional “Caminhos do Barro entre Culturas” irá decorrer no Museu de Olaria de Barcelos, no próximo dia 21 de maio, com início pelas 15h00.

Participação gratuita. Inscrições limitadas e obrigatórias para o email: museuolaria@cm-barcelos.pt

 

Mai
11
Qua
A BANDA VAI PASSAR – Residência Artística com a escultora Liliana Velho
Mai 11@11:48 am_12:48 pm
[:pt]A BANDA VAI PASSAR - Residência Artística com a escultora Liliana Velho[:en]A BANDA VAI PASSAR - Artistic Residency with the sculptor Liliana Velho[:]

A Banda Vai Passar

Projeto inspirado nas peças desenhadas pelos artesãos da região e que contribuem para o enriquecimento do Figurado de Barcelos. Entre procissões, presépios, santos, cabeçudos ou milhares minhotas, foram escolhidos os músicos para tema principal deste projeto. As peças a realizar irão refletir o contexto rural e celebrar os 240 anos da Banda de Oliveira e as suas ocarinas.

Durante esta residência será criada uma escultura para o jardim da Casa da Criatividade, assim como uma série de ocarinas e apitos.

Mai
17
Ter
Concerto com “Zézé Barbosa” – 21 de maio | 22h00 | Museu de Olaria
Mai 17@10:53 am_11:53 am
[:pt]Concerto com "Zézé Barbosa" - 21 de maio | 22h00 | Museu de Olaria[:en]Concert with  Zézé Barbosa | May 21 | 22h00pm | Pottery Museum[:]

Neste ano, o Museu de Olaria, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, do Programa Bom Dia Cerâmica e da Noite Europeia dos Museus, decidiu dedicar o mês de maio à partilha de culturas, colocando em destaque as tradições de Cabo Verde. 

No próximo dia  21 de maio, pelas 22h00 e para celebrar a Noite Europeia dos Museus, irá decorrer no Museu de Olaria um concerto de morna –  género musical tradicional de Cabo Verde –  que contará com a atuação do músico Zézé Barbosa.

Entrada Livre.

 

Mai
30
Seg
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2022
Mai 30@1:35 pm_2:35 pm
[:pt]DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2022[:]

Numa divertida aventura ao mundo das crianças, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades nos espaços culturais do Município para que crianças, escolas e famílias possam participar. Assim, no dia 1 de junho, com ponto de encontro no Museu de Olaria, decorre no Centro Histórico a atividade “Pokémon go património”, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.  Ainda no Museu, acontece “Olha a Cascatinha”, uma oficina com o barrista Nelson Oliveira, destinada aos alunos do 1.º ciclo e ensino básico do concelho. A programação continua na Biblioteca Municipal com sessão de cinema e oficina “O robot responde aos direitos das crianças”. Já no Theatro Gil Vicente, as crianças podem assistir a duas peças:”aBraços” e  “Tudo era Verde”.  Por seu lado, a Galeria Municipal de Arte, no âmbito da exposição patente “Caminõs – O camiño e as artes” promove a atividade “caminhos com cor”, com ilustração de desenhos alusivos ao Caminho Português de Santiago. Finalmente de 30 de maio a 9 de junho  os mais novos vão poder divertir-se no “ Family Party”, no Complexo Desportivo de Galegos Santa Maria. Esta atividade tem entrada gratuita para as escolas do concelho, e é realizada em parceria com a Junta de Freguesia de Galegos Sta.Maria.

Todas as atividades são gratuitas e de inscrição obrigatória, ver programa abaixo: