Mai
17
Sáb
Exposição Olaria Norte de Portugal @ Museu de Olaria
Mai 17 2014@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
[:pt]Exposição Olaria Norte de Portugal[:en]Pottery from Northern Portugal[:] @ Museu de Olaria

Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.

Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

 

 

 

 

 

 

 

 

VISITA VIRTUAL

Jun
3
Seg
Cidades e Vilas Cerâmicas
Jun 3 2019@12:00 am_Dez 31 2020@12:00 am
[:pt]Cidades e Vilas Cerâmicas[:en]Villages Ceramics[:]

Barcelos é um dos fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas

A AptCC tem como objetivos, entre outros, a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre associados e a nível internacional, bem como a consciencialização de empresários e das comunidades locais para a importância histórica e patrimonial da cerâmica, seja na vertente artesanal como industrial, e ainda evidenciar o seu potencial para a sustentabilidade económica e social das cidades e vilas associadas.

A escritura da constituição da associação foi assinada pelos 14 municípios envolvidos, numa cerimónia que contou com a presença de representantes do Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmicas.

Além de Barcelos, fazem parte deste grupo de arranque da AptCC os municípios de Alcobaça, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

“Barcelos assume-se como um grande centro da olaria e figurado no contexto nacional,  reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na área do Artesanato e Artes Populares. 

Historial da AptCC

O processo de criação da AptCC foi lançado no início de janeiro de 2015, numa reunião em Mafra com os municípios interessados, a que se seguiu uma segunda reunião nas Caldas da Rainha, tendo sido concluído a 15 de março do 2016, em Aveiro, o processo de elaboração e discussão dos estatutos da associação.

Este processo de elaboração estatutária passou pela aprovação desses documentos fundadores por todos os executivos camarários e assembleias municipais, posteriormente submetidos ao visto do Tribunal de Contas, nos termos da legislação vigente, processo concluído no início de 2018.

Esta iniciativa,  foi estimulada pela visita do coordenador europeu e simultaneamente italiano das cidades cerâmicas, acompanhado pelo coordenador espanhol, em dezembro de 2014, que executavam uma missão do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas, com vista ao estabelecimento, na maioria dos países europeus, das respetivas associações de cidades cerâmicas.

 

 

Out
1
Ter
Serviço Educativo | atividades para a comunidade escolar @ Museu de Olaria
Out 1 2019@12:00 am_Jun 30 2020@12:00 am
Fev
15
Sáb
O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol
Fev 15 2020@12:00 am_Set 30 2021@12:00 am
[:pt]O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol [:]

O figurado de Rosa Ramalho na coleção de Juan Yebra-Pimentel Rodriguez “ O espanhol”

Esta exposição é o resultado de uma grande amizade nascida em finais dos anos 60 entre Juan Rodriguez e Rosa Ramalho, a quem carinhosamente chamava de Rosinha.

Juan Rodriguez, apercebendo-se da criatividade desta mulher do Minho, e sendo ele escultor e um apaixonado pela mitologia grega, acaba por solicitar-lhe a produção de peças por ele desenhadas, algumas inteiramente desconhecidas do grande público, numa conjugação do imaginário dos dois artistas unidos na arte e no amor pelo barro.

Destaca-se nesta exposição a dimensão das peças que altera a função do figurado como brinquedo, para obras de culto, apreciadas por um público adulto e citadino.

A coleção de Juan Yebra Pimentel Rodriguez que o Museu de Olaria expõem na sala dedicada ao figurado, é uma coleção excecional, um tesouro até hoje bem guardado, que o museu coloca à vista de todos.

VISITA VIRTUAL

Abr
22
Qua
Museu online
Abr 22_Jul 31 todo o dia
[:pt]Museu online[:]

                              

   

 

2. Rota da Olaria

3. Rota do Figurado

https://youtu.be/TTrRfY-NQok

Mai
18
Seg
Dia Internacional dos Museus 2020
Mai 18@12:00 am_12:00 am
[:pt]Dia Internacional dos Museus 2020[:]

Dia 18 de maio de 2020 celebrou-se o Dia Internacional dos Museus. Instituído pelo International Council of Museums (ICOM) e promovido em território nacional pela Direção Geral do Património Cultural, tem como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, num claro sentido de fomentar a diversidade e o cariz inclusivo das instituições culturais.

Assim, o Museu de Olaria assinalou o Dia Internacional dos Museus 2020 com o lançamento, no seu site, de vídeos de apresentação das exposições patentes. De acordo com o tema deste ano ” Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, os vídeos incluem legendas e locução, permitindo também o acesso , à informação, ao público invisual e surdo/ mudo.

 

 

https://youtu.be/0nCmM5xeI3Y

O Galo de Barcelos @ Museu de Olaria
Mai 18 2020@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
Jun
26
Sex
Museu Amigo dos Animais @ Rua Cónego Joaquim Gaiolas
Jun 26@12:00 am
[:pt]Museu Amigo dos Animais[:] @ Rua Cónego Joaquim Gaiolas

O Museu de Olaria, desde 2 de junho de 2020, disponibiliza aos seus visitantes um espaço acolhedor, onde os amigos de quatro patas podem ficar tranquilamente e em segurança, enquanto os seus donos fazem uma proveitosa visita ao Museu. Desta forma, passa a ser o primeiro museu em Portugal a disponibilizar uma área para acolher os animais, tornado-se num espaço pet friendly .

O espaço de acolhimento para os amigos de 4 patas fica localizado no jardim do Museu e foi pensado para maior comodidade dos visitantes, a quem se quer garantir a melhor experiência possível de visita.

 

EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO

As atividades desenvolvidas visam dinamizar a ligação do Museu à comunidade, com particular incidência nos públicos escolares.

VEJA OS NOSSOS PROGRAMAS >

NEWSLETTER

Consulte aqui todas as edições das Newsletters Enviadas

Ver Newsletters >

info

Se pretende visitar o Museu de Olaria obtenha aqui todas as informações que necessita para planear uma boa visita às nossas instalações.

Planear Visita ao Museu >
eskort bodrum - eskort eskişehir - mersin eskort - eskort mersin - mersin eskort bayan