Jun
24
Sex
AQUA+32 @ Museu de Olaria
Jun 24@5:00 pm_Set 25@5:30 pm
AQUA+32 @ Museu de Olaria

Nota biográfica sobre o autor

Nascido em 1963, desde cedo teve contacto com a cerâmica, e logo na juventude emergiu a sua vontade de criar, manifestando-se através da pintura, do desenho e da escultura. Em 1988, iniciou a sua formação no CENCAL, nas Caldas da Rainha, cidade reconhecida como um dos principais centros cerâmicos portugueses e hoje reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO no panorama do Artesanato e Arte Popular.

Foi ainda em 1989 que se estabeleceu com o seu espaço próprio e, em 1990, obteve o seu primeiro reconhecimento com o prémio “Recuperação de Formas Tradicionais”, no concurso de Design Cerâmico, Caldas da Rainha. Este foi apenas o primeiro de muitos. Dedicou grande parte da década de noventa e do novo milénio ao ensino, à investigação e à experimentação em vários domínios da produção de cerâmica a altas temperaturas e inspirado em técnicas milenares orientais e ocidentais da produção de cerâmica, que associa à sua paixão pela escultura nas suas criações artísticas em cerâmica.

Hoje, conta com 32 anos de uma carreira inteiramente dedicada à cerâmica, e soma dezenas de exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Recentemente foi premiado na Bienal de Aveiro 2021 e é atualmente membro da Academia Internacional de Cerâmica.

AQUA+32

Um momento de reflexão, de sentir o significado da água no meu trabalho e na minha vida, desde que a senti tocar o meu corpo.
A água percorre a Ria de Aveiro, as veias que percorrem o corpo do ceramista, a matéria transformada pelas mãos do ceramista, o qual aplica a sua força como as correntes que levam as marés através dos canais. O objeto que nasce do barro banhado pela água vem contar uma história, olhando o tempo que traz e leva, momentos da vida das gentes da Água. As formas onde essa água continua a sua viagem, são por vezes orgânicas, outras geométricas. Mas todas elas nos transportam a um momento onde o ceramista procura o equilíbrio na sua criação, como o intervalo entre as marés onde a luz na água reflete o que a envolve.
Entre elas, existem diálogos, narrativas, matéria-criador, objeto-observador, mas todos estes momentos apenas acontecem pela união das águas com a matéria.

H2O (l) + MATÉRIA (s) criação do objeto
Nessa constante procura, o meu caminho seguiu duas direções:
Os diálogos, que viajam por AQUA, levam-nos, pelos canais da Ria, à imagem da mulher cujo regaço transporta as crianças que um dia irão percorrer os caminhos da água, umas vezes familiares, outras desconhecidas. Pela mão das crianças, somos levados a questionar as histórias que os caminhos da água percorrem, o seu presente e o seu passado.
Por +32, acontece uma viagem pelo meu trabalho através do grés e da porcelana transformada pelo alto fogo, umas vezes vidrado, outras não, revelando a textura natural das pastas.
Onde a forma do objeto é sentida ao ser tocado, e olhada na relação objeto – utilizador, que nos leva até ao seu arquétipo – a tigela.

Fotos da exposição  – Da montagem à instalação final

Jul
5
Ter
Férias de Verão no Museu de Olaria 2022 @ Museu de Olaria
Jul 5@10:00 am_Jul 29@5:30 pm
[:pt]Férias de Verão no Museu de Olaria 2022[:en]Summer Holidays Pottery Museum[:] @ Museu de Olaria

FÉRIAS DE VERÃO NO MUSEU DE OLARIA 2022

AS FÉRIAS DE VERÃO ESTÃO A CHEGAR !

A pensar nos mais novos, o Serviço Educativo e de Animação do Museu de Olaria preparou um conjunto de atividades lúdico pedagógicas, que incluem visitas às exposições e oficinas de cerâmica, que darão lugar à descoberta, ao debate de ideias à criatividade e liberdade de expressão.

1- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Atividades: De terça a sexta

Idades: Crianças dos 6 aos 12 anos

Horário: Das 10h às 12h

Valor: 1,10€/ atividade

INSCRIÇÕES LIMITADAS e obrigatórias através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

PROGRAMA DE ATIVIDADES de 5 a 29 de julho

TERÇAS – DIAS 05 / 12 / 19 / 26

UM DIA NA VILA DE OLEIROS

Oficina de Modelagem em Barro

QUARTAS – DIAS 06 / 13 / 20 / 27

MEU RICO SANTO ANTÓNIO

Oficina de Modelagem em Barro

QUINTAS – DIAS 07 / 14 / 21 / 28

OS NOSSOS MESTRES BARRISTAS

Oficina de Pintura em Azulejo

SEXTAS DIAS 08 / 15 / 22 / 29

O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA

Oficina de Pintura Cerâmica

2- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO DE GRUPO

Atividades: De terça a sexta

Idades: 3 aos 14 anos

Horário: Das 14:30h às 16:30h

Valor: 1,10€/ atividade

Inscrições obrigatória através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA GRUPOS de 5 a 29 de julho

1- UM DIA NA VILA DE OLEIROS

Oficina de Modelagem em Barro

2- MEU RICO SANTO ANTÓNIO

Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura de Azulejo

3- O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA

Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura Cerâmica

Contactos:

Telefone: 253 824741 | 253 809661

E-mail: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

Jul
29
Sex
EXPOSIÇÃO DO MUSEU PARA A ESCOLA…. DA ESCOLA PARA O MUSEU @ Museu de Olaria
Jul 29_Ago 28 todo o dia
[:pt]EXPOSIÇÃO DO MUSEU PARA A ESCOLA.... DA ESCOLA PARA O MUSEU[:] @ Museu de Olaria

Exposição dos trabalhos dos alunos dos Jardins de Infância (de 29 de julho a 28 de agosto) e do 1º Ciclo (de 2 de setembro a 2 de outubro), referentes ao Desafio – Figuras e Figurado da Sra. Rosa Ramalho – A Oleira Prodigiosa.

Set
14
Qua
Programa Geral de Atividades para a Comunidade Escolar 2022|2023
Set 14 2022@12:00 am_Jun 30 2023@12:00 am
Out
5
Qua
“Binde à Festa” Exposição de Delfim Manuel @ Museu de Olaria
Out 5 2022@2:53 pm_Jan 8 2023@5:30 pm
[:pt]“Binde à Festa” Exposição de Delfim Manuel[:] @ Museu de Olaria

De 5 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, está patente na Sala da Capela do Museu de Olaria de Barcelos a Exposição – “Binde à Festa”.
Esta exposição é o resultado de um processo criativo que integra uma das temáticas favoritas de Delfim Manuel – a Festa. É o perfeito cruzamento da tradição popular do território Minhoto, com a sua própria identidade, essência e sentido estético. Aqui, as suas raízes aliam-se à constante inovação que imprime nas suas composições conferindo-lhes uma capacidade de comunicação que contagia, todas elas explodem de alegria, de festa e de muito folclore.
A exposição é uma afirmação da excelência artística deste artesão nacional, que há 43 anos desenvolve produções únicas inspiradas, mormente, em situações do quotidiano, suportadas pelo imaginário popular ou erudito, quase sempre providas de um sentido estético onde abundam composições de linhas delicadas, porém perpetuamente sinuosas, onde frequentemente predominam cenários algo bucólicos ou de cariz popular, e onde as personagens representadas não são estáticas, antes pelo contrário, parecem estar em pleno movimento, a conversar, a trabalhar, a dançar, a beber ou a jogar, homens, mulheres, jovens e crianças parecem passar uns pelos outros, trocar olhares, conversas e até segredos.
Esta exposição é o reflexo da excelência da sua linguagem criativa muito própria e de um domínio estético que torna Delfim Manuel inconfundível.

Out
29
Sáb
Oficinas Artísticas | Desenho e Cerâmica @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Out 29 todo o dia
[:pt]Oficinas Artísticas | Desenho e Cerâmica [:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

Oficina de criação de novos santos pop-ulares Porque em tempos difíceis, todos os santos ajudam.

O que te perturba?

O que te agarra?

O que te liberta?

O que te protege?

O que está a precisar dum empurrãozinho divino?

Que santinha te faz falta?

Nesta oficina pretende-se, a partir de questões como estas, criar, através da reflexão escrita e desenhada, novas figuras protectoras de inquietações ou paixões contemporâneas. Cada pessoa vai modelar em barro, amuletos figurados ou santos inspirados por si.

Oficina da manhã: das 10h00 às 12h00.

Oficina da tarde: das 14h30 às 16h30.

As inscrições são gratuitas e limitadas aos 15 primeiros inscritos. No ato da inscrição, deve ser indicada qual a oficina em que se pretende inscrever. 

 

Nov
17
Qui
Comemoração do Dia da Criatividade – 17 de novembro @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Nov 17@10:00 am_11:30 am
[:pt]Comemoração do Dia da Criatividade - 17 de novembro[:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

O Museu de Olaria irá assinalar do Dia da Criatividade, no próximo dia 17 de novembro, com uma atividade que tem por base a exposição temporária Santo António P’Artes de Mim, e intitula-se “Histórias amorosas do meu Santo António”, pela contadora de histórias Inácia Cruz.

Inscrições limitadas, devendo ser efetuadas para: servicoeducativo@cm-barcelos.pt.

Nov
20
Dom
Encerramento temporário da Exposição “Olaria do Norte de Portugal” @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Nov 20@12:40 pm
[:pt]Encerramento temporário da Exposição "Olaria do Norte de Portugal"[:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

O Museu de Olaria encontra-se em processo de remodelação e ampliação do espaço expositivo, brevemente teremos noticias para si.

Dez
1
Qui
Férias de Natal no Museu 2022 @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Dez 1@2:08 pm_Dez 31@3:08 pm
[:pt]Férias de Natal no Museu 2022[:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

De 1 a 31 de dezembro descubra quais as atividades que pode realizar no Museu.

Jan
21
Sáb
EXPOSIÇÃO “PLATS DE MANISES” @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Jan 21@6:00 pm_Mar 21@5:30 pm
[:pt]EXPOSIÇÃO "PLATS DE MANISES" [:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

Barcelos acolhe, no Museu de Olaria, uma exposição de louça cerâmica de Manises, localidade Espanhola que, tal como Barcelos, integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Dois territórios com grandes afinidades que não se limita, apenas, a terem a distinção e o reconhecimento internacional da UNESCO, antes se estende ao facto de figurarem na mesma modalidade de Cidade Criativa – Artesanato e Arte Popular – e, nesse campo, partilharem uma tradição produtiva de séculos, que é a arte de produzir cerâmica.

A exposição “PLATS DE MANISES” apresenta 27 peças de louça de mesa de cerâmica criadas por 13 artesãos de Manises. Esta exposição é ainda complementada por 27 receitas da cozinha tradicional de Manises, servidas em diversos recipientes de cerâmica.

A cozinha e a cerâmica são dois dos elementos fundamentais para compreender que o turismo em Manises tem uma forte personalidade gastronómica e artística. Criações culinárias que brilham nos pratos com o selo de qualidade e beleza da cerâmica de Manises. Este casamento não seria possível sem a população local que manteve viva a chama dos pratos típicos da cidade nas cozinhas das casas particulares e nos restaurantes locais. E com eles, todos os artistas de cerâmica que têm modelado e pintado cada peça ao longo dos séculos.

Fotos da Montagem da exposição