
Nota biográfica sobre o autor
Nascido em 1963, desde cedo teve contacto com a cerâmica, e logo na juventude emergiu a sua vontade de criar, manifestando-se através da pintura, do desenho e da escultura. Em 1988, iniciou a sua formação no CENCAL, nas Caldas da Rainha, cidade reconhecida como um dos principais centros cerâmicos portugueses e hoje reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO no panorama do Artesanato e Arte Popular.
Foi ainda em 1989 que se estabeleceu com o seu espaço próprio e, em 1990, obteve o seu primeiro reconhecimento com o prémio “Recuperação de Formas Tradicionais”, no concurso de Design Cerâmico, Caldas da Rainha. Este foi apenas o primeiro de muitos. Dedicou grande parte da década de noventa e do novo milénio ao ensino, à investigação e à experimentação em vários domínios da produção de cerâmica a altas temperaturas e inspirado em técnicas milenares orientais e ocidentais da produção de cerâmica, que associa à sua paixão pela escultura nas suas criações artísticas em cerâmica.
Hoje, conta com 32 anos de uma carreira inteiramente dedicada à cerâmica, e soma dezenas de exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Recentemente foi premiado na Bienal de Aveiro 2021 e é atualmente membro da Academia Internacional de Cerâmica.
AQUA+32
Um momento de reflexão, de sentir o significado da água no meu trabalho e na minha vida, desde que a senti tocar o meu corpo.
A água percorre a Ria de Aveiro, as veias que percorrem o corpo do ceramista, a matéria transformada pelas mãos do ceramista, o qual aplica a sua força como as correntes que levam as marés através dos canais. O objeto que nasce do barro banhado pela água vem contar uma história, olhando o tempo que traz e leva, momentos da vida das gentes da Água. As formas onde essa água continua a sua viagem, são por vezes orgânicas, outras geométricas. Mas todas elas nos transportam a um momento onde o ceramista procura o equilíbrio na sua criação, como o intervalo entre as marés onde a luz na água reflete o que a envolve.
Entre elas, existem diálogos, narrativas, matéria-criador, objeto-observador, mas todos estes momentos apenas acontecem pela união das águas com a matéria.
H2O (l) + MATÉRIA (s) criação do objeto
Nessa constante procura, o meu caminho seguiu duas direções:
Os diálogos, que viajam por AQUA, levam-nos, pelos canais da Ria, à imagem da mulher cujo regaço transporta as crianças que um dia irão percorrer os caminhos da água, umas vezes familiares, outras desconhecidas. Pela mão das crianças, somos levados a questionar as histórias que os caminhos da água percorrem, o seu presente e o seu passado.
Por +32, acontece uma viagem pelo meu trabalho através do grés e da porcelana transformada pelo alto fogo, umas vezes vidrado, outras não, revelando a textura natural das pastas.
Onde a forma do objeto é sentida ao ser tocado, e olhada na relação objeto – utilizador, que nos leva até ao seu arquétipo – a tigela.
Fotos da exposição – Da montagem à instalação final
![[:pt]Férias de Verão no Museu de Olaria 2022[:en]Summer Holidays Pottery Museum[:] @ Museu de Olaria](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2022/06/Site_Museu-300x107.jpg)
FÉRIAS DE VERÃO NO MUSEU DE OLARIA 2022
AS FÉRIAS DE VERÃO ESTÃO A CHEGAR !
A pensar nos mais novos, o Serviço Educativo e de Animação do Museu de Olaria preparou um conjunto de atividades lúdico pedagógicas, que incluem visitas às exposições e oficinas de cerâmica, que darão lugar à descoberta, ao debate de ideias à criatividade e liberdade de expressão.
1- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL
Atividades: De terça a sexta
Idades: Crianças dos 6 aos 12 anos
Horário: Das 10h às 12h
Valor: 1,10€/ atividade
INSCRIÇÕES LIMITADAS e obrigatórias através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt
PROGRAMA DE ATIVIDADES de 5 a 29 de julho
TERÇAS – DIAS 05 / 12 / 19 / 26
UM DIA NA VILA DE OLEIROS
Oficina de Modelagem em Barro
QUARTAS – DIAS 06 / 13 / 20 / 27
MEU RICO SANTO ANTÓNIO
Oficina de Modelagem em Barro
QUINTAS – DIAS 07 / 14 / 21 / 28
OS NOSSOS MESTRES BARRISTAS
Oficina de Pintura em Azulejo
SEXTAS – DIAS 08 / 15 / 22 / 29
O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA
Oficina de Pintura Cerâmica
2- ATIVIDADES DE INSCRIÇÃO DE GRUPO
Atividades: De terça a sexta
Idades: 3 aos 14 anos
Horário: Das 14:30h às 16:30h
Valor: 1,10€/ atividade
Inscrições obrigatória através: servicoeducativo@cm-barcelos.pt
PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA GRUPOS de 5 a 29 de julho
1- UM DIA NA VILA DE OLEIROS
Oficina de Modelagem em Barro
2- MEU RICO SANTO ANTÓNIO
Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura de Azulejo
3- O GALO DE BARCELOS E A SUA LENDA
Oficina de Modelagem em Barro / Oficina de Pintura Cerâmica
Contactos:
Telefone: 253 824741 | 253 809661
E-mail: servicoeducativo@cm-barcelos.pt
![[:pt]“Binde à Festa” Exposição de Delfim Manuel[:] @ Museu de Olaria](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2022/09/Banner-Museu-300x106.jpg)
De 5 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, está patente na Sala da Capela do Museu de Olaria de Barcelos a Exposição – “Binde à Festa”.
Esta exposição é o resultado de um processo criativo que integra uma das temáticas favoritas de Delfim Manuel – a Festa. É o perfeito cruzamento da tradição popular do território Minhoto, com a sua própria identidade, essência e sentido estético. Aqui, as suas raízes aliam-se à constante inovação que imprime nas suas composições conferindo-lhes uma capacidade de comunicação que contagia, todas elas explodem de alegria, de festa e de muito folclore.
A exposição é uma afirmação da excelência artística deste artesão nacional, que há 43 anos desenvolve produções únicas inspiradas, mormente, em situações do quotidiano, suportadas pelo imaginário popular ou erudito, quase sempre providas de um sentido estético onde abundam composições de linhas delicadas, porém perpetuamente sinuosas, onde frequentemente predominam cenários algo bucólicos ou de cariz popular, e onde as personagens representadas não são estáticas, antes pelo contrário, parecem estar em pleno movimento, a conversar, a trabalhar, a dançar, a beber ou a jogar, homens, mulheres, jovens e crianças parecem passar uns pelos outros, trocar olhares, conversas e até segredos.
Esta exposição é o reflexo da excelência da sua linguagem criativa muito própria e de um domínio estético que torna Delfim Manuel inconfundível.
![[:pt]Oficinas Artísticas | Desenho e Cerâmica [:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2022/10/Site_Museu-300x107.jpg)
Oficina de criação de novos santos pop-ulares Porque em tempos difíceis, todos os santos ajudam.
O que te perturba?
O que te agarra?
O que te liberta?
O que te protege?
O que está a precisar dum empurrãozinho divino?
Que santinha te faz falta?
Nesta oficina pretende-se, a partir de questões como estas, criar, através da reflexão escrita e desenhada, novas figuras protectoras de inquietações ou paixões contemporâneas. Cada pessoa vai modelar em barro, amuletos figurados ou santos inspirados por si.
Oficina da manhã: das 10h00 às 12h00.
Oficina da tarde: das 14h30 às 16h30.
As inscrições são gratuitas e limitadas aos 15 primeiros inscritos. No ato da inscrição, deve ser indicada qual a oficina em que se pretende inscrever.
![[:pt]Comemoração do Dia da Criatividade - 17 de novembro[:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2022/11/Banner-Museu-300x106.jpg)
O Museu de Olaria irá assinalar do Dia da Criatividade, no próximo dia 17 de novembro, com uma atividade que tem por base a exposição temporária Santo António P’Artes de Mim, e intitula-se “Histórias amorosas do meu Santo António”, pela contadora de histórias Inácia Cruz.
Inscrições limitadas, devendo ser efetuadas para: servicoeducativo@cm-barcelos.pt.
![[:pt]EXPOSIÇÃO "PLATS DE MANISES" [:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas](https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2023/01/Site-do-MUseu-300x106.jpg)
Barcelos acolhe, no Museu de Olaria, uma exposição de louça cerâmica de Manises, localidade Espanhola que, tal como Barcelos, integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Dois territórios com grandes afinidades que não se limita, apenas, a terem a distinção e o reconhecimento internacional da UNESCO, antes se estende ao facto de figurarem na mesma modalidade de Cidade Criativa – Artesanato e Arte Popular – e, nesse campo, partilharem uma tradição produtiva de séculos, que é a arte de produzir cerâmica.
A exposição “PLATS DE MANISES” apresenta 27 peças de louça de mesa de cerâmica criadas por 13 artesãos de Manises. Esta exposição é ainda complementada por 27 receitas da cozinha tradicional de Manises, servidas em diversos recipientes de cerâmica.
A cozinha e a cerâmica são dois dos elementos fundamentais para compreender que o turismo em Manises tem uma forte personalidade gastronómica e artística. Criações culinárias que brilham nos pratos com o selo de qualidade e beleza da cerâmica de Manises. Este casamento não seria possível sem a população local que manteve viva a chama dos pratos típicos da cidade nas cozinhas das casas particulares e nos restaurantes locais. E com eles, todos os artistas de cerâmica que têm modelado e pintado cada peça ao longo dos séculos.
Fotos da Montagem da exposição