Mai
17
Sáb
Exposição Olaria Norte de Portugal @ Museu de Olaria
Mai 17 2014@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
[:pt]Exposição Olaria Norte de Portugal[:en]Pottery from Northern Portugal[:] @ Museu de Olaria

Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.

Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

 

 

 

 

 

 

 

 

VISITA VIRTUAL

 

 

Mai
18
Seg
O Galo de Barcelos @ Museu de Olaria
Mai 18 2020@10:00 am_Dez 31 2025@5:30 pm
Jun
9
Qui
Santo António p`ARTES de mim – Coleção Alexandre Correia | 9 de junho 2022 | 5 de fevereiro de 2023 @ Museu de Olaria
Jun 9 2022@12:00 am_Fev 5 2023@5:30 pm
[:pt]Santo António p`ARTES de mim – Coleção  Alexandre Correia | 9 de junho 2022 | 5 de fevereiro de 2023[:en]Santo António p’ARTES de mim  (Saint Anthony p'ARTS of me)- Collection Alexandre Correia | June 9, 2022 to February 5, 2023[:] @ Museu de Olaria

 

O Santo António ocupa um espaço prestigiado na vida de Alexandre Correia. Foi devido à aparição deste Santo, ao seu muito estimado avô, que a vida deste terá sido salva.

Este inusitado episódio que levou a um volte-face na forma como encarava, até então, a religião, fez com que o seu avó, com quem tinha uma especial relação, passasse a ter grande consideração por Santo António. Deste modo, Alexandre Correia acabou por desenvolver, também, um gosto intrínseco por este Santo, o que o levou a ir recolhendo peças que deram origem a esta fantástica coleção.

Nesta época de Santos Populares, o Museu de Olaria presenteia, assim, os seus visitantes com a exposição “Santo António, p’ARTES de mim” – Coleção de Alexandre Correia, de 9 de junho de 2022 a 05 de fevereiro de 2023.

Esta exposição é composta por obras de figurado, com diferentes interpretações, de artesãos de norte a sul do país. São peças feitas com diversos materiais, onde se fazem notar os costumes e as técnicas tradicionais das nossas gentes.

Toda a coleção representa, como diz o título, uma parte de si enquanto colecionador de afetos, aliada à sua devoção.

É assim elencada uma exposição com uma forte incisão religiosa e com conetividade emocional que remete ao seu passado.

Fotos da exposição em montagem:

Set
14
Qua
Programa Geral de Atividades para a Comunidade Escolar 2022|2023
Set 14 2022@12:00 am_Jun 30 2023@12:00 am
Jan
21
Sáb
EXPOSIÇÃO “PLATS DE MANISES” @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Jan 21@6:00 pm_Mar 21@5:30 pm
[:pt]EXPOSIÇÃO "PLATS DE MANISES" [:] @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

Barcelos acolhe, no Museu de Olaria, uma exposição de louça cerâmica de Manises, localidade Espanhola que, tal como Barcelos, integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Dois territórios com grandes afinidades que não se limita, apenas, a terem a distinção e o reconhecimento internacional da UNESCO, antes se estende ao facto de figurarem na mesma modalidade de Cidade Criativa – Artesanato e Arte Popular – e, nesse campo, partilharem uma tradição produtiva de séculos, que é a arte de produzir cerâmica.

A exposição “PLATS DE MANISES” apresenta 27 peças de louça de mesa de cerâmica criadas por 13 artesãos de Manises. Esta exposição é ainda complementada por 27 receitas da cozinha tradicional de Manises, servidas em diversos recipientes de cerâmica.

A cozinha e a cerâmica são dois dos elementos fundamentais para compreender que o turismo em Manises tem uma forte personalidade gastronómica e artística. Criações culinárias que brilham nos pratos com o selo de qualidade e beleza da cerâmica de Manises. Este casamento não seria possível sem a população local que manteve viva a chama dos pratos típicos da cidade nas cozinhas das casas particulares e nos restaurantes locais. E com eles, todos os artistas de cerâmica que têm modelado e pintado cada peça ao longo dos séculos.

Fotos da Montagem da exposição