Programa Museu Sénior

APRESENTAÇÃO

O Museu de Olaria desenvolve atividades no âmbito do programa Museu Sénior, dirigido a pessoas com mais de 65 anos e reformados. Inclui uma visita guiada às exposições do museu e a realização de uma atividade prática. Sendo o museu um local de memórias e vivências, os participantes têm a oportunidade de relembrar o passado e, ao mesmo tempo, vivenciar novas experiências que promovem a interação social e uma vida mais ativa.

  1. NO MUNDO DOS MESTRES DAARTE POPULAR

visita orientada à exposição da Sala do Figurado com atividade

São transmitidos conhecimentos técnicos sobre o figurado de Barcelos, onde com pequenas quantidades de barro eram feitos os brinquedos antigos como apitos, animais, bonecos, loucinhas, temas que vão desde o quotidiano (profissões, pessoas, festividades) aos temas religiosos (santos, presépios, Cristos). Das caraterísticas das formas à variedade das cores desde o figurado pintado ao vidrado.

*Preço: 2.20€/ participante

Duração da atividade: 90 minutos

Oficina do serviço educativo:

Vamos moldar o nosso brinquedo com pequenas quantidades de barro. Vamos ficar a saber que a produção de uma figura é composta por diversas partes unidas entre si (com a técnica da barbotina), sendo a bola, o rolinho e a placa os elementos base de qualquer figura.

  1. O GALO DE BARCELOS

visita orientada à exposição da Sala do Figurado com atividade

São transmitidos conhecimentos técnicos sobre o figurado, em particular o Galo de Barcelos, onde é possível visualizar deferentes galos. No espaço multimédia os participantes assistem a um documentário sobre a história e produção do Galo de Barcelos.

Oficina do serviço educativo

Duas atividades à escolha uma de modelagem em barro outra de pintura de um galo. Nestas atividades são explicadas as técnicas para cada participante criar ou pintar o Galo de Barcelos.

*Preço: 2.20€/ participante

Duração da atividade: 90 minutos

  1. FOI ASSIM QUE ACONTECEU…

Visita ao Museu, onde os participantes são convidados a contar histórias relacionadas com as peças em exposição. Cucos e rouxinóis usados em criança para brincar, potes e panelas para cozinhar, são exemplos de peças que ganham agora vida nas histórias destes narradores. A atividade termina com a visualização de documentário sobre a produção de olaria ou figurado.

*Atividade Gratuita

Duração da atividade: 70 minutos

QUANDO SE REALIZA

terça-feira a sexta-feira

10h00-12h00 | 14h00-17h00 

AVALIAÇÃO

No final da visita é solicitado aos responsáveis pelo grupo que preencham uma ficha de avaliação, de modo a melhorar os serviços prestados pelo Museu.

MARCAÇÕES

As marcações podem ser efetuadas online, através do preenchimento do formulário de inscrição, por telefone ou e-mail. Estas devem ser  feitas com 10 ou mais dias de antecedência.

Durante o período do mês de Agosto não serão realizadas as atividades do Museu Sénior.

Documentação

Outros Programas