Joaquim Sellés Paes

2015-02-11T00:00:00+00:00
2015-02-19T00:00:00+00:00
Joaquim Sellés Paes

Joaquim Sellés Paes, colecionador, é (re)lembrado hoje, 11 de fevereiro, pelo Município de Barcelos e em particular pelo Museu de Olaria, pelo seu grandioso contributo na doação da coleção de mais de 700 peças de cerâmica que deram origem à criação do Museu de Olaria.
Foi, também, etnógrafo, arqueólogo e crítico de arte. Conhecido por ser um entusiasta pela olaria, principalmente pela olaria de Barcelos, foi autor de diversos arti­gos, que são hoje importantes contributos para o es­tudo da olaria de Barcelos, mas também de outros locais com tradição olárica.
Ao longo da sua vida, destacou-se ainda como cavaleiro, comentador hípico e oficial de cavalaria do Exército Português. Sellés Paes, que se fosse vivo completava hoje o seu 102.º aniversário, foi acima de tudo um apaixonado por Barcelos.
Para comemorar esta data de grande importância, quer para a cidade de Barcelos e para os barcelenses, quer para os portugueses em geral, o Museu de Olaria disponibiliza online a biografia de Joaquim Sélles Paes de Villas-Boas.