Figurado de Natal: Uma tradição que encanta gerações

2014-12-05T00:00:00+00:00
2015-01-12T00:00:00+00:00
Figurado de Natal: Uma tradição que encanta gerações

O Museu de Olaria assinala, de 5 de Dezembro a 11 de Janeiro, a quadra natalícia com uma exposição alusiva ao nascimento de Cristo, tendo como forma os Presépios. Uma referência cristã à gruta em Belém onde, como nos conta a Bíblia, Jesus nasceu acompanhado de Maria e S. José.

Manufaturados nas pequenas oficinas dos mestres barristas, estas peças centram-se na representação etnográfica da Natividade .Esta aposta, que se tem repetido no tempo, visa assinalar que o Natal é profundamente marcado pela tradição dos Presépios.

Este conjunto variado de peças, divulga e sensibiliza para a criatividade dos barristas locais, mas também de outros territórios, levando até ao público, o detalhe, a cor e a caracterização das personagens que normalmente assinalam esta época de beleza ímpar.

Apostando na diversidade da abordagem e representação, a mostra, torna patente novas dimensões da realidade que paulatinamente foram introduzidas nestas obras. Destaque para o quotidiano, as crenças populares e tradições locais.

Estas novas dimensões transportam os Presépios portugueses para uma perspetiva distinta na globalidade cristã, singularizando-os.