Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2017

2017-05-20T23:45:00+01:00
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2017

Comemoração Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

O dia 18 de maio é assinalado em todo mundo desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), como a celebração do Dia Internacional dos Museus. Este ano sob o tema “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos Museus.

O Museu de Olaria, no âmbito destas comemorações, apresenta um programa diversificado, destinado a vários públicos de 16 a 20 maio. O programa destinado quer, ao público escolar, quer ao público em geral, dispõe de actividades práticas, em que a temática será Cabeçudos, gigantones e diabos à solta no museu!

No dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, além das actividades práticas, temos um programa especial em que será contada uma história do diabo, seguida de atividade prática.

No dia 20 de maio o Museu de Olaria associa-se também à comemoração da Noite Europeia dos Museus, o Museu abre

-se à comunidade oferecendo música de diversos tipos, do jazz ao rock experimental, com entradas gratuitas e limitadas.

De referência obrigatória, no dia 20, será a tertúlia, intitulada À conversa com … em que estarão presentes um conjunto de investigadores que observarão o figurado através diversas perspetivas. De referir a participação de Alexandre Alves Costa, Arquitecto, professor universitário e colecionador, Angélica Lima Cruz, Investigadora e professora univers

itária, Paula Tavares, Artista Plástica e Diretora da Escola Superior de Design, do IPCA, José Carlos Soares, diretor da Galeria Cruzes Canhoto, galeria única que reúne no mesmo espaço, obras de arte bruta, primitiva e popular e ainda Graça Ramos, diretora da Associação Portugal à Mão, Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

Este evento pretende aproximar a comunidade ao Museu, valorizar o património olárico nacional e captar novos públicos.