Workshop Presépios em Barro

Com Joaquim Esteves

Horário 14.30 – 18.00
Entrada Gratuita
Público-alvo: todos os interessados por cerâmica com ou sem experiência, maiores de 16 anos
Inscrições limitadas e obrigatórias
Faz parte da tradição de várias culturas montarem um presépio quando é chegada a época natalícia. Estes podem ser de diversos tamanhos, alguns em miniatura, outros em tamanho real. Conta a história que o primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, São Francisco de Assis não festejou a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde transportou uma manjedoura, um boi e um burro, para desta forma explicar melhor o significado do Natal às pessoas que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Esta tradição espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média. Contudo, foi apenas no Século XVIII que o costume de montar o tradicional presépio nas nossas casas se espalhou pelo mundo.
Como podemos ver a representação etnográfica da Natividade pode ser apresentada de diversas formas, com mais ou menos cores, de maior ou de menor tamanho, com mais ou menos figuras. Tudo depende da criatividade de cada um e da sua interpretação sobre o que significa o Natal. Por isso, este ano o Museu de Olaria assinala a quadra natalícia com a realização do Workshop Presépios em Barro, composto por duas sessões dirigidas pelo barrista barcelense Joaquim Esteves.
Na primeira sessão do workshop, dia 05 de dezembro de 2015, os participantes têm a oportunidade de dar asas à criatividade e modelar em barro o seu presépio de Natal com a ajuda do barrista Joaquim Esteves. Posteriormente, no dia 12 de dezembro de 2015, realiza-se a segunda sessão do nosso workshop. Nesta, dedicada à pintura, os participantes vão pintar os seus presépios de acordo com as técnicas demonstradas por Joaquim Esteves.
No final cada um levará para casa o seu presépio em barro, para que este seja um Natal ainda mais encantador.

Nota: Este workshop é composto por duas sessões, sendo que, é possível participar na primeira, no dia 5 de dezembro de 2015, e não participar na segunda, no dia 12 de dezembro de 2015. Para participar na atividade do dia 12 de dezembro é obrigatória a participação na primeira sessão.