Workshop Vacceart

2015-12-19T14:30:00+00:00
2015-12-19T18:30:00+00:00
Workshop Vacceart @ Barcelos | Braga | Portugal

De 14 de Novembro de 2015 a 10 de Janeiro de 2016, sob a temática “bestiário Vacceo”, a VACCEARTE será apresentada no Museu de Olaria de Barcelos, onde conviverá com o figurado cerâmico, fenómeno da cultura local tão presente e marcante na história da região.
A representação da fauna, já constatada em finais do século XIX, continua a marcar a atividade dos barristas de Barcelos, quer como representação do real (fauna local), quer como representação de um imaginário, muito querido na expressão artística dos barristas barcelenses. Cabras, sardões, lagartos, porcos, ouriços, pássaros, galos… – representações da fauna com que o artesão barrista contacta no seu quotidiano – e monstros, bichos, figuras híbridas – metade gente metade animal, que dizem respeito ao bestiário, fruto do imaginário e da leitura crítica do real, continuam a constituir temática importante na produção de Figurado de Barcelos, reflexo da herança cultural familiar destes barristas.
No âmbito desta exposição e dada a proximidade dos tratamentos da temática do Bestiário, irá decorrer um workshop em que barristas de Barcelos serão convidados a interagir com artistas e artesãos contemporâneos participantes na exposição VACCEARTE para, em conjunto, refletirem e expressarem plasticamente as suas aproximações ao tema.
Barristas/ceramistas de Barcelos participantes: Júlia e Prazeres Côta, Vítor e Moisés Baraça, Júlia e António Ramalho (programação a confirmar).