Workshop Vacceart

2015-12-19T14:30:00+00:00
2015-12-19T18:30:00+00:00
Workshop Vacceart @ Barcelos | Braga | Portugal

VACCEARTE apresentada no Museu de Olaria de Barcelos em 2015, com o figurado cerâmico, fenómeno da cultura local tão presente e marcante na história da região.
A representação da fauna, já constatada em finais do século XIX, continua a marcar a atividade dos barristas de Barcelos, quer como representação do real (fauna local), quer como representação de um imaginário, muito querido na expressão artística dos barristas barcelenses. Cabras, sardões, lagartos, porcos, ouriços, pássaros, galos… – representações da fauna com que o artesão barrista contacta no seu quotidiano – e monstros, bichos, figuras híbridas – metade gente metade animal, que dizem respeito ao bestiário, fruto do imaginário e da leitura crítica do real, continuam a constituir temática importante na produção de Figurado de Barcelos, reflexo da herança cultural familiar destes barristas.
No âmbito desta exposição e dada a proximidade dos tratamentos da temática do Bestiário, decorreu um workshop em que barristas de Barcelos foram convidados a interagir com artistas e artesãos contemporâneos, participantes na exposição VACCEARTE para, em conjunto, refletissem e expressassem plasticamente as suas aproximações ao tema.