O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol

O figurado de Rosa Ramalho na coleção de Juan Yebra-Pimentel Rodriguez “ O espanhol”

Esta exposição é o resultado de uma grande amizade nascida em finais dos anos 60 entre Juan Rodriguez e Rosa Ramalho, a quem carinhosamente chamava de Rosinha.

Juan Rodriguez, apercebendo-se da criatividade desta mulher do Minho, e sendo ele escultor e um apaixonado pela mitologia grega, acaba por solicitar-lhe a produção de peças por ele desenhadas, algumas inteiramente desconhecidas do grande público, numa conjugação do imaginário dos dois artistas unidos na arte e no amor pelo barro.

Destaca-se nesta exposição a dimensão das peças que altera a função do figurado como brinquedo, para obras de culto, apreciadas por um público adulto e citadino.

A coleção de Juan Yebra Pimentel Rodriguez que o Museu de Olaria expõem na sala dedicada ao figurado, é uma coleção excecional, um tesouro até hoje bem guardado, que o museu coloca à vista de todos.

 

Museu de Olaria novo membro da Academia Internacional de Cerâmica

O Museu de Olaria de Barcelos já é membro da Academia Internacional de Cerâmica, uma entidade associada da UNESCO que tem como objetivo estimular a fraternidade e a comunicação entre parceiros na área da cerâmica de todos os países, desenvolvendo formas de cooperação internacional destinadas a promover a cerâmica e encorajando e suportando os mais altos níveis de qualidade de produção, dentro das diferentes culturas cerâmicas.

A integração do Museu de Olaria nesta rede é o reconhecimento do trabalho que o Museu tem vindo a fazer pela cerâmica em Portugal e nos países lusófonos, e vai permitir a valorização, dinamização e enriquecimento do património local e a interação entre os membros.

A Academia Internacional de Cerâmica está empenhada em realizar projetos de grande escala para promover a cultura cerâmica, bem como debater, trocar, refletir e compartilhar conhecimentos. A influência da sua rede internacional é expressa em escala global e local e presta especial atenção à integração e especificidades.

A cerimónia de boas-vindas aos novos membros acontece no Congresso 2020 que irá realizar-se em Rovaniemi, na Finlândia, subordinado ao tema “On the edge”.

A Academia Internacional de Cerâmica foi fundada em 1952 por Henry J. Reynaud e associada à UNESCO desde 1958. É composta atualmente por 650 membros e constitui um acesso privilegiado a uma comunidade internacional que promove a cerâmica contemporânea através de uma larga rede de artistas, de críticos, de escritores, de historiadores, de galeristas, de museus e de outras instituições relacionadas.

A Academia é, hoje, a única associação que atua internacionalmente, reunindo ceramistas, artistas, designers, escritores, colecionadores, galeristas, curadores, conservadores e um vasto painel de instituições de prestígio.

TASCO | tableware collection

TASCO é um lugar privilegiado, porque evoca a memória de um povo, de um sentimento coletivo, de um Portugal saudoso que não gostaríamos de ver desaparecido. Feito, como poderíamos dizer, de outros tempos e momentos reconfortantes, de uma identidade que nos diferencia, envolto em maiores certezas, e menos desafios. E por outro lado, de uma história que, como nos diria Couturier, parece sempre estar na moda, parece sempre atraente. Os estilos antigos tem a vantagem de manter a sua extraordinária permanência. E os contornos do passado e do presente, aparentam, hoje em dia, terem-se esbatido.
A exposição TASCO, revela uma oportunidade para evocar esse passado, essa identidade nacional. Paulo Sellmayer, editor da coleção VICARA, e Guilherme Braga da Cruz comissário da exposição, apresentam um conjunto de peças que elogiam essa memória coletiva do barro e da cerâmica tradicional portuguesa.
TASCO é composto pelas peças: Set de Pratos, de HalfStudio; Jarro e Azeitoneira de Luís Nascimento; Jarro e Copo/Pote de Mariana Filipe; Set de Pratos de Hugo Graça; Tabuleiro de Margarida L. Pereira; Lateira de Rui Pereira e Pausa de Mónica Braga dos Santos.Carla Carbone

 

 

 

Lançamento da Moeda “Figurado de Barcelos”

Figurado de Barcelos imortalizado e homenageado em Moeda Nacional

A escultora Baiba Šime, responsável pelo design da Moeda, que tem na face um escudo nacional rodeado por oito galos de Barcelos e conta no verso com várias figuras do bestiário da cidade, esteve presente no lançamento da moeda no Museu de Olaria juntamente com alguns dos mais prestigiados mestres barristas de Barcelos, Júlia Cota, João Ferreira, Irmãos Baraça e Mistério.

Os colecionadores de divisas vão poder acrescentar mais um modelo do Banco de Portugal à coleção. Para os aficionados em numismática, a moeda poderá ser adquirida através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal e no Museu de Olaria.

Cidades e Vilas Cerâmicas

Barcelos é um dos fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas

A AptCC tem como objetivos, entre outros, a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre associados e a nível internacional, bem como a consciencialização de empresários e das comunidades locais para a importância histórica e patrimonial da cerâmica, seja na vertente artesanal como industrial, e ainda evidenciar o seu potencial para a sustentabilidade económica e social das cidades e vilas associadas.

A escritura da constituição da associação foi assinada pelos 14 municípios envolvidos, numa cerimónia que contou com a presença de representantes do Agrupamento Europeu das Cidades Cerâmicas.

Além de Barcelos, fazem parte deste grupo de arranque da AptCC os municípios de Alcobaça, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

“Barcelos assume-se como um grande centro da olaria e figurado no contexto nacional,  reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na área do Artesanato e Artes Populares. 

Historial da AptCC

O processo de criação da AptCC foi lançado no início de janeiro de 2015, numa reunião em Mafra com os municípios interessados, a que se seguiu uma segunda reunião nas Caldas da Rainha, tendo sido concluído a 15 de março do 2016, em Aveiro, o processo de elaboração e discussão dos estatutos da associação.

Este processo de elaboração estatutária passou pela aprovação desses documentos fundadores por todos os executivos camarários e assembleias municipais, posteriormente submetidos ao visto do Tribunal de Contas, nos termos da legislação vigente, processo concluído no início de 2018.

Esta iniciativa,  foi estimulada pela visita do coordenador europeu e simultaneamente italiano das cidades cerâmicas, acompanhado pelo coordenador espanhol, em dezembro de 2014, que executavam uma missão do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas, com vista ao estabelecimento, na maioria dos países europeus, das respetivas associações de cidades cerâmicas.

 

 

Barros do Telhado

No âmbito do projeto a “Casa do Barro” foi estabelecido um protocolo de colaboração entre o Município do Fundão e o Município de Barcelos, tendo em vista a cooperação para a dinamização da Casa do Barro, na freguesia do Telhado, concelho de Fundão, através do Museu de Olaria, com o empréstimo de peças do espólio do museu. Promover e desenvolver espaços culturais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais pela sua fixação em meio rural é um dos objetivos deste projeto, nomeadamente no que respeita à gestão e manutenção deste espaço através da colaboração entre as duas instituições.

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira: 09h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00

*Entrada Gratuita

“an essence of a legacy” (uma essência de um legado)

“an essence of a legacy” (uma essência de um legado) é uma criação audiovisual inspirada na arte e na criatividade do Figurado Barcelos, cuja identidade é um símbolo da capacidade criadora de uma comunidade e nos transporta para novas dimensões do território da região oleira de Barcelos, com recurso à exploração dos seus aspetos sonoros e visuais.
“an essence of a legacy” procura desenvolver uma viagem de experiências preceptivas, procurando representar as suas características identitárias mais particulares.

Ficha Artistica e Técnica:
Conceito, gravação, edição, composição sonora e visual, e interpretação: Frederico Dinis
Produção: Pensamento Voador – Associação para a promoção de ideias
Apoio à residência: Museu de Olaria
Apoios: Câmara Municipal de Barcelos, Museu de Olaria, Turismo de Barcelos, Pensamento Voador – Associação para a promoção de ideias, CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
Agradecimentos: Cerâmica João Coelho Silva, Júlia Côta, Armando Brás, Rosa Portela, Irmãos Baraça

Biografia:
Frederico Dinis é um compositor intermédia português, performer audiovisual e investigador de media arts, que procura representar um espaço-tempo figurativo, combinando narrativas sonoras e visuais com espaços inusitados. O seu trabalho tem sido abraçado por museus, salas de concerto, espaços públicos e eventos, na Europa e no Brasil.

Barcelos Cidade Criativa

Barcelos integrou em 2017 a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A existência de uma comunidade criativa local com reconhecimento nacional que desenvolve boas práticas e “know-how” que foram adquiridos ao longo de séculos.

 Assim, ao integrar a rede das cidades criativas, Barcelos pretende:  

  • Valorizar as oficinas criativas tradicionais e apoiar novas gerações de artesãos;
  • Promover a criação de estruturas de incubação e hubs criativos na cidade e de estruturas informais de apoio à atividade artística, criando mecanismos de apoio à profissionalização das áreas artísticas e criativas;
  • Fomentar projetos de interface entre domínios artísticos e criativos diversos e estimular a cooperação com outros pólos exteriores de I&D ou de produção criativa;
  • Promover um incremento da visibilidade externa da actividades artística e criativa do concelho;
  • Promover o Turismo Criativo e de Experiências;
  • Potenciar o aparecimento de novas empresas criativas;
  • Potenciar uma rede que inspire, fortaleça e traga novas ideias para um mundo mais próximo e cooperante;
  • Desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de projetos com outras cidades da rede;
  • Apostar na formação internacional através do alargamento territorial do projeto de mobilidade europeu, que desde à 5 anos tem trazido a Barcelos jovens de diversos países da Europa, numa vertente de conhecimento e aprendizagem onde se privilegiam formações e workshops nas indústrias criativas locais;
  • Estreitar laços com África particularmente com países de expressão portuguesa, no sentido de apoiar o entendimento do artesanato e da arte popular como fonte de desenvolvimento e sustentabilidade, numa perspetiva de partilha de formação e saberes;
  • Estruturar um novo paradigma de desenvolvimento;
  • Apostar no networking internacional para conferir sustentabilidade à realidade criativa local;
  • Criar valor na e para a rede das cidades criativas da UNESCO;
  • Associar Barcelos à rede das Cidades Criativas em todas as ações de promoção do território;
  • Participar em feiras, convenções e outros eventos, onde a cidade e a rede são valorizadas;
  • Desenvolver a consciência académica, da comunidade, da sociedade civil e do empreendedorismo, para a importância das artes e ofícios para o desenvolvimento local;
  • Promover a rede de cidades criativas da UNESCO, seus objetivos e princípios.

 

 

Geração Mistério

“Mistérios” do Barro

Dando continuidade ao ciclo de exposições sobre as famílias barristas mais emblemáticas da região oleira de Barcelos, o Museu de Olaria abriu o ano de 2019 com um certame dedicado ao figurado da Família Mistério.

A produção de louças de barro tem contribuído, desde há muito tempo, para a subsistência económica de muitas centenas de famílias da região oleira de Barcelos, e simultaneamente “modelou” a identidade social e cultural do concelho. Curioso, é verificar-se que além da constante renovação dos barristas barcelenses, essa forma de saber-fazer coletiva não limita ou esmaga a criatividade singular, antes tem permitido o emergir de artesãos que, pelos seus traços peculiares, não só honram o artesanato das famílias de onde são provenientes como, eles mesmos, se tornam figuras de reconhecido prestígio nacional e internacional.

Nessa senda, os protagonistas da família Mistério são um excelente exemplo de como se pode conciliar a perpetuação de um nome e uma memória com o projetar de brilhantes carreiras artísticas singulares.

Horário ao público:
Terça a sexta-feira: 10h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 12h30  | 14h00 às 17h30

*Entrada Gratuita