Mai
17
Sáb
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2014
Mai 17 todo o dia
O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião
Mai 17@5:00 pm
[:pt]O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião[:] @ Barcelos | Distrito de Braga | Portugal

No dia 21 de novembro de 2014, na Sala Multimédia do Museu de Olaria, realizou-se a conferência “O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião”, no âmbito da exposição “S. Sebastião – Devoção Régia e Popular”.
A conferência foi orientada pelo Prof. Cunha e Silva e Dr. Alfredo Côrte-Real.

Fev
11
Qua
Joaquim Sellés Paes
Fev 11_Fev 18 todo o dia
Joaquim Sellés Paes

Joaquim Sellés Paes, colecionador, é (re)lembrado hoje, 11 de fevereiro, pelo Município de Barcelos e em particular pelo Museu de Olaria, pelo seu grandioso contributo na doação da coleção de mais de 700 peças de cerâmica que deram origem à criação do Museu de Olaria.
Foi, também, etnógrafo, arqueólogo e crítico de arte. Conhecido por ser um entusiasta pela olaria, principalmente pela olaria de Barcelos, foi autor de diversos arti­gos, que são hoje importantes contributos para o es­tudo da olaria de Barcelos, mas também de outros locais com tradição olárica.
Ao longo da sua vida, destacou-se ainda como cavaleiro, comentador hípico e oficial de cavalaria do Exército Português. Sellés Paes, que se fosse vivo completava hoje o seu 102.º aniversário, foi acima de tudo um apaixonado por Barcelos.
Para comemorar esta data de grande importância, quer para a cidade de Barcelos e para os barcelenses, quer para os portugueses em geral, o Museu de Olaria disponibiliza online a biografia de Joaquim Sélles Paes de Villas-Boas.

Mai
16
Sáb
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2015 @ Rua Cónego Joaquim Gaiolas
Mai 16@12:00 am_Mai 18@12:00 am
Mar
12
Sáb
J. R. Faria A Face Oculta
Mar 12@3:00 pm_4:00 pm
[:pt]J. R. Faria A Face Oculta[:] @ Barcelos | Braga | Portugal

O Museu de Olaria foi o palco escolhido para a apresentação do livro “Face Oculta”, da autora Joana Gabriela Rocha Faria.
A sessão de lançamento, realizada no dia 12 de março,  teve como orador convidado o jornalista Alberto Serra e de um representante da editora Chiado.

Nascida em 1983, Joana Gabriela da Rocha Faria é conhecida por ser detentora de uma imaginação sem limites. Apesar de na escola sempre se ter destacado nas áreas das ciências e na matemática, descobriu o prazer da leitura com os livros de J.K.Rowling. Foi nessa altura que a leitura passou a fazer parte do seu dia-a-dia. Formada em engenharia, mostra-nos, com a apresentação de “Face Oculta”, que a sua veia mais artística perdura no tempo.
Começou a escrever o seu primeiro romance de ficção em 2005. Dez anos depois, apresenta-nos uma nova história com Alexis O’Hara, residente na nostálgica cidade de Londres no ano de 2045. Uma cidade onde as problemáticas atuais como as desigualdades sociais, os crimes, a instabilidade económica, a fome, pertencem ao passado. Neste mundo, aparentemente perfeito, o ser humano alcança um dos seus maiores desejos, a longevidade acima dos 100 anos em todos os países do mundo. No entanto, rapidamente surge uma situação negligenciada por quase todos, o planeta Terra torna-se pequeno para tanta população. A vida da protagonista desta apaixonante história muda drasticamente quando a curiosidade de Alexis a leva a um submundo, onde se perdem os limites entre o bem e o mal, o certo e errado. As escolhas de Alexis condicionarão a vida de milhões de pessoas inocentes, o futuro do planeta e a sua própria vida.

Mai
17
Ter
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2016
Mai 17@12:00 am_Mai 22@12:00 am
Jul
26
Ter
Dia Mundial dos Avós no Museu de Olaria @ Museu de Olaria
Jul 26@2:30 pm_5:00 pm
Dia Mundial dos Avós no Museu de Olaria @ Museu de Olaria | Barcelos | Braga | Portugal

 

 

 

 

Out
8
Sáb
José Rodrigues | Exposição
Out 8@12:00 am_Dez 4@12:00 am
Nov
18
Sex
Lançamento da Moeda “Figurado de Barcelos” @ Museu de Olaria
Nov 18@12:00 am
[:pt]Lançamento da Moeda "Figurado de Barcelos"[:] @ Museu de Olaria | Barcelos | Braga | Portugal

Figurado de Barcelos imortalizado e homenageado em Moeda Nacional

A escultora Baiba Šime, responsável pelo design da Moeda, que tem na face um escudo nacional rodeado por oito galos de Barcelos e conta no verso com várias figuras do bestiário da cidade, esteve presente no lançamento da moeda no Museu de Olaria juntamente com alguns dos mais prestigiados mestres barristas de Barcelos, Júlia Cota, João Ferreira, Irmãos Baraça e Mistério.

Os colecionadores de divisas vão poder acrescentar mais um modelo do Banco de Portugal à coleção. Para os aficionados em numismática, a moeda poderá ser adquirida através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal e no Museu de Olaria.

Jan
21
Sáb
Museu de Olaria parceiro Eu-Lac-Museums | Programa Internacional de Mobilidade Jovem @ Museu da Chapelaria
Jan 21@11:30 am_1:00 pm