Mai
17
Sáb
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2014
Mai 17 todo o dia
O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião
Mai 17@5:00 pm
[:pt]O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião[:] @ Barcelos | Distrito de Braga | Portugal

No dia 21 de novembro de 2014, na Sala Multimédia do Museu de Olaria, realizou-se a conferência “O hemisfério da Portugalidade de S. Sebastião”, no âmbito da exposição “S. Sebastião – Devoção Régia e Popular”.
A conferência foi orientada pelo Prof. Cunha e Silva e Dr. Alfredo Côrte-Real.

Fev
11
Qua
Joaquim Sellés Paes
Fev 11_Fev 18 todo o dia
Joaquim Sellés Paes

Joaquim Sellés Paes, colecionador, é (re)lembrado hoje, 11 de fevereiro, pelo Município de Barcelos e em particular pelo Museu de Olaria, pelo seu grandioso contributo na doação da coleção de mais de 700 peças de cerâmica que deram origem à criação do Museu de Olaria.
Foi, também, etnógrafo, arqueólogo e crítico de arte. Conhecido por ser um entusiasta pela olaria, principalmente pela olaria de Barcelos, foi autor de diversos arti­gos, que são hoje importantes contributos para o es­tudo da olaria de Barcelos, mas também de outros locais com tradição olárica.
Ao longo da sua vida, destacou-se ainda como cavaleiro, comentador hípico e oficial de cavalaria do Exército Português. Sellés Paes, que se fosse vivo completava hoje o seu 102.º aniversário, foi acima de tudo um apaixonado por Barcelos.
Para comemorar esta data de grande importância, quer para a cidade de Barcelos e para os barcelenses, quer para os portugueses em geral, o Museu de Olaria disponibiliza online a biografia de Joaquim Sélles Paes de Villas-Boas.

Mai
16
Sáb
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2015 @ Rua Cónego Joaquim Gaiolas
Mai 16@12:00 am_Mai 18@12:00 am
Dez
5
Sáb
Workshop Presépios em Barro
Dez 5@2:30 pm_6:00 pm
[:pt]Workshop Presépios em Barro[:] @ Barcelos | Braga | Portugal

WORKSHOP PRESÉPIOS EM BARRO
05 e 12 DEZEMBRO 2015
Com Joaquim Esteves

Horário 14.30 – 18.00
Entrada Gratuita
Público-alvo: todos os interessados por cerâmica com ou sem experiência, maiores de 16 anos
Inscrições limitadas e obrigatórias
Faz parte da tradição de várias culturas montarem um presépio quando é chegada a época natalícia. Estes podem ser de diversos tamanhos, alguns em miniatura, outros em tamanho real. Conta a história que o primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, São Francisco de Assis não festejou a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde transportou uma manjedoura, um boi e um burro, para desta forma explicar melhor o significado do Natal às pessoas que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. Esta tradição espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média. Contudo, foi apenas no Século XVIII que o costume de montar o tradicional presépio nas nossas casas se espalhou pelo mundo.
Como podemos ver a representação etnográfica da Natividade pode ser apresentada de diversas formas, com mais ou menos cores, de maior ou de menor tamanho, com mais ou menos figuras. Tudo depende da criatividade de cada um e da sua interpretação sobre o que significa o Natal. Por isso, este ano o Museu de Olaria assinala a quadra natalícia com a realização do Workshop Presépios em Barro, composto por duas sessões dirigidas pelo barrista barcelense Joaquim Esteves.
Na primeira sessão do workshop, dia 05 de dezembro de 2015, os participantes têm a oportunidade de dar asas à criatividade e modelar em barro o seu presépio de Natal com a ajuda do barrista Joaquim Esteves. Posteriormente, no dia 12 de dezembro de 2015, realiza-se a segunda sessão do nosso workshop. Nesta, dedicada à pintura, os participantes vão pintar os seus presépios de acordo com as técnicas demonstradas por Joaquim Esteves.
No final cada um levará para casa o seu presépio em barro, para que este seja um Natal ainda mais encantador.

Nota: Este workshop é composto por duas sessões, sendo que, é possível participar na primeira, no dia 5 de dezembro de 2015, e não participar na segunda, no dia 12 de dezembro de 2015. Para participar na atividade do dia 12 de dezembro é obrigatória a participação na primeira sessão.

Dez
19
Sáb
Workshop Vacceart
Dez 19@2:30 pm_6:30 pm
[:pt]Workshop Vacceart[:] @ Barcelos | Braga | Portugal

 VACCEARTE apresentada no Museu de Olaria de Barcelos em 2015, com o figurado cerâmico, fenómeno da cultura local tão presente e marcante na história da região.
A representação da fauna, já constatada em finais do século XIX, continua a marcar a atividade dos barristas de Barcelos, quer como representação do real (fauna local), quer como representação de um imaginário, muito querido na expressão artística dos barristas barcelenses. Cabras, sardões, lagartos, porcos, ouriços, pássaros, galos… – representações da fauna com que o artesão barrista contacta no seu quotidiano – e monstros, bichos, figuras híbridas – metade gente metade animal, que dizem respeito ao bestiário, fruto do imaginário e da leitura crítica do real, continuam a constituir temática importante na produção de Figurado de Barcelos, reflexo da herança cultural familiar destes barristas.
No âmbito desta exposição e dada a proximidade dos tratamentos da temática do Bestiário, decorreu um workshop em que barristas de Barcelos foram convidados a interagir com artistas e artesãos contemporâneos, participantes na exposição VACCEARTE para, em conjunto, refletissem e expressassem plasticamente as suas aproximações ao tema.

Jan
30
Sáb
Workshop | Oficina Permanente “Universos”
Jan 30@10:00 am_Mar 29@5:00 pm
[:pt]Workshop | Oficina Permanente "Universos"[:] @ Barcelos | Braga | Portugal

UNIVERSOS
OFICINA PERMANENTE
Na Exposição “Desnorteado”, o autor Heitor Figueiredo convida a “sair do abstracto para encontrar formas de barcos, naves e comboios, e através delas viajar pelo mundo colorido da fantasia”. É um convite ao contacto com o imaginário de cada um, alicerçado em memórias de infância ou imagens (im)possíveis de um universo fantasioso. Na Oficina Permanente “Universos” que acompanhará a exposição lançamos o desafio para a experimentação e pesquisa de formas, de novas formas, imaginadas ou reais, de inspiração momentânea pelo contacto com a obra do autor ou por inspiração de um universo fantasioso testemunha da capacidade de imaginar inerente a todo o Ser Humano. É uma oficina espontânea e permanente (dentro do horário da exposição) onde o visitante tem à disposição um conjunto de materiais que convidam à livre criação. Caso pretenda o visitante poderá trazer para o contexto da criação outros materiais que considere adequados.

AS PEÇAS
As peças realizadas no âmbito da Oficina Permanente “Universos” serão propriedade dos seus autores. Poderão ser expostas no espaço destinado para o efeito ou os autores poderão levar as peças consigo no final da visita à exposição. Neste caso convidamos os autores a enviarem para o museu uma fotografia da sua peça, através do e-mail: servicoeducativo@cm-barcelos.pt

HORÁRIO
30.Janeiro a 29.Março.2016
Oficina permanente de criação livre
Terça a Sexta-feira: das 10:00h às 17:00h
Sábado e Domingo: das 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h

NOTA
A Oficina Permanente “Universos” está aberta a todos os visitantes, independentemente da idade. Crianças até aos 14 anos devem ser acompanhadas por um adulto.

Mar
12
Sáb
J. R. Faria A Face Oculta
Mar 12@3:00 pm_4:00 pm
[:pt]J. R. Faria A Face Oculta[:] @ Barcelos | Braga | Portugal

O Museu de Olaria foi o palco escolhido para a apresentação do livro “Face Oculta”, da autora Joana Gabriela Rocha Faria.
A sessão de lançamento, realizada no dia 12 de março,  teve como orador convidado o jornalista Alberto Serra e de um representante da editora Chiado.

Nascida em 1983, Joana Gabriela da Rocha Faria é conhecida por ser detentora de uma imaginação sem limites. Apesar de na escola sempre se ter destacado nas áreas das ciências e na matemática, descobriu o prazer da leitura com os livros de J.K.Rowling. Foi nessa altura que a leitura passou a fazer parte do seu dia-a-dia. Formada em engenharia, mostra-nos, com a apresentação de “Face Oculta”, que a sua veia mais artística perdura no tempo.
Começou a escrever o seu primeiro romance de ficção em 2005. Dez anos depois, apresenta-nos uma nova história com Alexis O’Hara, residente na nostálgica cidade de Londres no ano de 2045. Uma cidade onde as problemáticas atuais como as desigualdades sociais, os crimes, a instabilidade económica, a fome, pertencem ao passado. Neste mundo, aparentemente perfeito, o ser humano alcança um dos seus maiores desejos, a longevidade acima dos 100 anos em todos os países do mundo. No entanto, rapidamente surge uma situação negligenciada por quase todos, o planeta Terra torna-se pequeno para tanta população. A vida da protagonista desta apaixonante história muda drasticamente quando a curiosidade de Alexis a leva a um submundo, onde se perdem os limites entre o bem e o mal, o certo e errado. As escolhas de Alexis condicionarão a vida de milhões de pessoas inocentes, o futuro do planeta e a sua própria vida.

Mai
17
Ter
Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia 2016
Mai 17@12:00 am_Mai 22@12:00 am
Jul
2
Sáb
Workshop Pintura de Galos @ Museu de Olaria
Jul 2@2:00 pm_6:00 pm
Workshop Pintura de Galos @ Museu de Olaria | Barcelos | Braga | Portugal

PINTURA DE GALOS WORKSHOP

Com Sandra Longras e Maria José Machado

No próximo dia dois de julho de 2016, o Museu de Olaria realizará a 1.ª sessão do workshop de Pintura de Galos, dinamizado pelas artistas plásticas Maria José Machado e Sandra Longras, onde irão ser desenvolvidas atividades de criação/intervenção artística, no domínio da pintura, em galos tradicionais, com inspiração em artistas plásticos contemporâneos: Cruzeiro Seixas, José de Guimarães e Armanda Passos.

O Workshop está condicionado a um máximo de 18 participantes.