Museu de Olaria parceiro Eu-Lac-Museums | Programa Internacional de Mobilidade Jovem

When:
21 Janeiro, 2017 @ 11:30 am – 1:00 pm
2017-01-21T11:30:00+00:00
2017-01-21T13:00:00+00:00
Where:
Museu da Chapelaria
R. António José de Oliveira Júnior 501
3700-204 São João da Madeira
Portugal
<!--:pt-->Museu de Olaria parceiro Eu-Lac-Museums | Programa Internacional de Mobilidade Jovem<!--:--><!--:en-->Museu de Olaria parceiro Eu-Lac-Museums | Programa Internacional de Mobilidade Jovem<!--:--> @ Museu da Chapelaria | São João da Madeira | Aveiro | Portugal

Decorre este sábado, 21 de janeiro, pelas 11h30, no Museu da Chapelaria, a assinatura de protocolos de colaboração no âmbito do projeto internacional “EU-LAC-MUSEUMS” que visa a promoção das relações entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Este projeto internacional envolve 8 países sendo coordenado pela Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Em Portugal, o Programa de Mobilidade Jovem que se enquadra no pacote de trabalho “Educação em Museus para a Inclusão e Coesão Social” é coordenado  pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) que convidou 3 museus municipais a integrarem o consórcio nacional, a saber, o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, o Museu de Olaria, em Barcelos, e o Museu Municipal de Penafiel através do seu núcleo da aldeia de Quintandona.

O projeto EU-LAC-MUSEUMS pretende responder diretamente ao desafio de promover as relações UECELAC

através do estudo das ligações estreitas entre a Europa (UE) e a América Latina e Caribe (ALC) no domínio da museologia comunitária.

Para enfrentar este desafio, o EU-LAC-MUSEUMS reúne uma equipe de líderes académicos, profissionais de museus e decisores políticos eleitos pelas Alianças Regionais Europeias e da América Latina e Caribe do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e está empenhado em explorar as dimensões cultural, científica e social das relações EULAC.

Através de uma série de pacotes de trabalho temáticos, este projeto irá trabalhar o tema “Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe”.

Mais informações em

http://www.eulacmuseums.net/

https://www.facebook.com/EULAC-Museums-and-Communities-1823196741288141/

https://twitter.com/EULACMuseums

https://www.youtube.com/channel/UCC0Xi_P0b6uBbsOKXWyy9MQ

Documentação