Figurado de Natal: Uma tradição que encanta gerações

O Museu de Olaria assinalou de 5 de Dezembro a 11 de Janeiro de 2014, a quadra natalícia com uma exposição alusiva ao nascimento de Cristo, tendo como forma os Presépios. Uma referência cristã à gruta em Belém onde, como nos conta a Bíblia, Jesus nasceu acompanhado de Maria e S. José.

Manufaturados nas pequenas oficinas dos mestres barristas, estas peças centram-se na representação etnográfica da Natividade .Esta aposta, que se tem repetido no tempo, visa assinalar que o Natal é profundamente marcado pela tradição dos Presépios.

Este conjunto variado de peças, divulgou e sensibilizou a criatividade dos barristas locais, mas também de outros territórios, levando até ao público, o detalhe, a cor e a caracterização das personagens que normalmente assinalam esta época de beleza ímpar.

Apostando na diversidade da abordagem e representação, a mostra, tornou patente novas dimensões da realidade que paulatinamente foram introduzidas nestas obras. 

Estas novas dimensões transportam os Presépios portugueses para uma perspetiva distinta na globalidade cristã, singularizando-os.